Connect with us

GERAL

Programa para apoio e formalização de Casas de Farinha é implantado em Marcolândia

Publicado

em

Agricultores e proprietários de casas de farinha em Marcolândia, participaram de uma reunião da Câmara Setorial da Mandiocultura, no último dia 1º de junho, na sede do Poder Legislativo marcolandense.

Na reunião foram abordados temas como: superação do trabalho infantil, segurança do trabalho quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e também a formalização das fábricas de farinha no tocante ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A reunião foi conduzida pelo coordenador Estadual das Câmaras Setoriais, Sérgio Vilela.

Participaram também do encontro representantes do Ministério Público do Trabalho, Sebrae, SAF, Emater, Prefeitura de Marcolândia, FETAG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras instituições.

De acordo com Sérgio Vilela, no município de Marcolândia foi iniciado um programa de apoio à organização e formalização da cadeia produtiva da mandioca.

As próximas ações ocorrerão com o apoio do Sebrae, na próxima segunda-feira, dia 07 de junho, no município, quando serão apresentadas as opções de formalização para as agroindústrias de farinha obterem os seus respectivos CNPJ.

Publicidade

“O Sebrae vai apresentar alternativas de formalização, os tipos de empresas que existem e discutir como essas farinheiras se adequam a cada uma dessas tipologias. Será iniciado também uma discussão sobre a padronização dos equipamentos que deve ter nas indústrias para que todos tenham uma estrutura de produção padronizada de acordo com as regras estabelecidas em legislação”, explica.

Sérgio Vilela disse também que em seguida virá outro conjunto de ações através de parcerias com várias instituições. “Parabenizo a todos que participaram e vamos em frente para superar os gargalos dessa importante cadeia produtiva”, concluiu o coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí.

Atualmente o Piauí conta com cerca de 20 câmaras setoriais ativas.

As Câmaras Setoriais têm como missão a articulação e negociação entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de propor, apoiar, acompanhar e implementar ações, mecanismos, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do Estado do Piauí.

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS