Connect with us

Monsenhor Hipólito

Prefeitura realiza 14ª Conferência de Assistência Social e discute políticas públicas em Monsenhor Hipólito

Publicado

em

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito, na gestão do prefeito Djalma Policarpo, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 25, a XIV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no CCI (Centro de Convivência do Idoso).

A conferência teve por objetivos principais discutir e elaborar propostas em prol do melhoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Este ano, as conferências municipais estão trabalhando o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O prefeito Djalma Policarpo frisou que a Governo Municipal segue cuidando da população hipolitana.

“Quero dizer que a gente têm essa missão de cuidar de todas as pessoas do nosso município, de proteger as famílias, as crianças, os adolescentes, os idosos e os que tem alguma deficiência. Nós vamos continuar nessa missão de cuidar das pessoas. Contem sempre conosco, iremos sempre fazer o possível para cuidar de todos, em especial os que necessitam da nossa ação e do nosso carinho”, destacou o gestor.

A primeira-dama Josefina Policarpo disse que a elaboração de políticas públicas é essencial.

“Esse é um momento importante da gente discutir questões que são cruciais para o desenvolvimento, principalmente, daquelas pessoas que estão em estado de vulnerabilidade. Vocês conhecem como ninguém o que é necessário, então formulem políticas que venham de encontro a aquilo que precisa na assistência social do nosso município. Que seja um dia muito proveitoso”, disse Josefina.

O secretário de Assistência Social, Miguel Neto, convidou a todos para participarem efetivamente do evento.

“Hoje é um dia muito importante, onde a gente realiza a nossa 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. É um tema que tem que ser discutido e merece a nossa atenção já que envolve importantes projetos que auxiliam as famílias que precisam. Vamos aproveitar essa oportunidade para termos mais conhecimento”, disse o secretário.

A palestrante Márcia explicou o objetivo da etapa municipal da 14ª Conferência.

Publicidade

“Esse é um momento do município fazer uma revisão de como se aplica a política de assistência social no âmbito municipal e também lançar propostas para o aprimoramento dessa política, tanto a nível federal, estadual e municipal. O tema central é justamente essa reconstrução do SUAS porque o sistema tem vivido um período mesmo de retrocesso desde o financiamento até a operacionalização dos programas, projetos e benefícios que compõe a assistência social. Então o objetivo foi fazer essa análise de como essa política está se materializando no município de Monsenhor Hipólito e lançar propostas para aprimorar essa política. São medidas para que a gente retome o crescimento da assistência social”, explicou Márcia.

A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Marinalda Rejania, falou sobre a importância da conferência.

“Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse momento ímpar que é a conferência municipal de assistência social e vem com uma temática importantíssima para ser discutida. É um momento único, onde estamos todos aqui para traçarmos e colocarmos no papel as propostas que nós queremos defender. Vamos nos comprometer de fazermos propostas para os problemas existentes”, falou.

A vereadora Doracelma falou sobre o SUAS e que os governos precisam de mais propostas para o fortalecimento do sistema que é tão importante.

“Nós somos sabedores que o Sistema Único de Assistência Social tem por objetivos principais a proteção social do cidadão, o enfrentamento das dificuldades por meio de serviços e auxílios para aqueles que necessitam. É isso que o prefeito Djalma vem fazendo, melhorando e cuidando da vida das pessoas. Nosso país, nosso estado e nosso município necessitam avançar ainda mais nas políticas públicas de proteção social, aprimorando os programas de atendimento integral. Espero que esta conferência traga resultados positivos para que os vínculos familiares sejam preservados e os direitos respeitados e que o SUAS que queremos iremos conquistar”, falou.

Evento

Inicialmente, houve o credenciamento de todos os participantes. Em seguida, autoridades foram convidadas para composição da mesa de honra. A leitura do Regimento Interno foi feita pela coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Ana Raíla.

Após, houve uma parada para o lanche. Retornando, a palestra magna ficou por conta da Márcia Camilo, assistente social e professora da faculdade R. Sá. Ela abordou o tema central da conferência, destacou deficiências no SUAS e conduziu os momentos de discussão dos eixos.

Cinco grupos foram divididos para discutirem os seguintes eixos temáticos: eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país; eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?; eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Ao final, foram apresentadas as propostas elaboradas pelos grupos, sendo todas aprovadas pelos participantes.

Em seguida, foram eleitos os delegados que irão representar o município de Monsenhor Hipólito na Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro.

Publicidade

Estiveram prestigiando o evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Mariano Gomes; vereador Lino; vereador Senhor de Bento; sargento Ribeiro; secretária de Agricultura, Izabel Feitosa; presidente do Conselho Tutelar, Maria José.

Fotos;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS