Connect with us

Patos do Piauí

Prefeitura de Patos promove reuniões com produtores rurais para apresentar programa Mais Pecuária Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura promoveu reuniões com criadores de bovinos do município  para a apresentar o programa Mais Pecuária Brasil

O Mais Pecuária Brasil é um programa de melhoramento genético que tem como objetivo o desenvolvimento do rebanho bovino através da inseminação artificial.

O programa será desenvolvido pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER, em parceria com Alta Genetics, multinacional de melhoramento genético bovino.

O Mais Pecuária Brasil é um programa que consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da Agricultura Familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) gratuita com sêmen de touros de altíssimo padrão genético.

A reunião teve como foco apresentar o programa, bem como incentivar a participação dos criadores munícipio, através do cadastramento no Mais pecuária Brasil. Na sede, o encontro foi realizado no Sindicato dos trabalhadores Rurais de Patos, no último sábado, 14 de janeiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2593.jpg

No município, está à frente das ações do programa os técnicos da Secretaria de Agricultura, Dorneles Reis e Pedro Wellington, que repassaram todas as orientações necessárias sobre o mesmo.

Dorneles falou sobre o funcionamento do programa. “O programa tem duração de quatros anos e podem participar todos os produtores de pequeno, médio e grande porte, em que será feita a inseminação artificial de bovinos totalmente gratuito, o criador não terá nenhum custo. Então que os produtores aproveitem essa oportunidade ímpar, onde será desenvolvida uma técnica avançada e de alto padrão para melhorar o rebanho do produtor rural”, explicou.

Publicidade

Dorneles, que é médico veterinário, informou que o munícipio aderiu ao programa, a qual foi lançado no mês de novembro do ano passado. “Logo após, aconteceu o treinamento dos técnicos e agora é fase de cadastramento dos produtores. Após o cadastramento, os dados serão repassados para a conafer, que dará o retorno informando quando terá início o protocolo de inseminação artificial”, relatou.

Pedro Wellington explicou que o programa acontece em etapas. “Com relação a inseminação, na primeira fase serão realizadas a inseminação de 100 animais, sendo 20 animais por produtor e nas etapas seguintes vai aumentando a quantidade. Os sêmens são de animais que passam por avaliações genéticas, são testados e tem alto padrão genético, incrementando realmente um ganho no rebanho para leite e corte”, informou.

A reunião também foi realizada no povoado Cajueiro. Para os produtores de bovinos de do município, que tiverem o interesse de participar do programa, as inscrições estão sendo feitas na sede da Prefeitura Municipal de segunda a quinta-feira, das 8h das 13h, até o dia 10 de cada mês.

Para se inscrever são necessários documentos como CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação da aftosa e comprovante de vacinação da brucelose.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS