Connect with us

DESTAQUES

Menino de 5 anos que morreu por dengue em Teresina chegou ao hospital desidratado e confuso, diz FMS

Publicado

em

O menino de cinco anos que morreu após complicações da dengue em Teresina chegou ao hospital desidratada e em estado de confusão mental segundo informações repassadas a  Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do prontuário médico do paciente que ficou internado em um hospital infantil particular da capital. 

De acordo com o infectologista Walfrido Salmito, diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVG), da FMS, após dar entrada no hospital, o menino teria sido imediatamente encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu cerca de 4 horas depois.

Exames analisados pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen) confirmaram que a criança estava com dengue. 

“O resultado do exame sorológico saiu ainda ontem (08). Ele foi contaminado pelo vírus tipo 2 da doença” explica o infectologista Walfrido Salmito, diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVG), da FMS.

Segundo o médico, alguns sintomas caracterizam o agravamento da doença e que crianças e idosos estão mais propensos a desenvolver quadros graves da dengue.

“Dor atrás dos olhos, desidratação, sensação de boca seca, febre persistente, confusão mental e dor abdominal podem indicar que o paciente estava desenvolvendo um quadro grave da doença. Crianças e idosos são mais propensos a desenvolver quadros graves da doença. Seja por não conseguir comunicar bem os sintomas, seja por questões imunológicas. Acontece com a dengue, assim como acontece com outras enfermidades”, explica.

Publicidade

Foto: Adriana Magalhães / Cidadeverde.com

Sobre o número de casos da doença na Capital, o infectologista explica que o aumento do número de casos já era esperado, mas que os números na Capital continuam abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado.

“A FMS está seguindo o que preconiza o manual do Ministério da Saúde, realizando o trabalho preventivo de visitas domiciliares, com os Agentes de Saúde, orientado a população sobre como evitar os focos do mosquito dentro de casa, mais de 70% dos focos estão nas residências e aplicando o imunizante no público alvo definido para a campanha”, finalizou.

Atenção aos sintomas da doença!

A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve em alguns casos. Mesmo assim, é muito importante a população ficar atenta aos sinais, pois a doença pode evoluir rapidamente de um quadro leve para um quadro mais grave.

Os principais sintomas da dengue são febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.

Publicidade

Foto: Fiocruz

Tratamento

Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.

Para os casos leves, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; e não administração de ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.

É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS