Connect with us

GERAL

Familiares e amigos de vítimas do coronavírus no PI relatam perdas: ‘vidas que a gente não repõe’

Publicado

em

Familiares e amigos de vítimas da Covid-19, no Piauí, relataram em vídeo o sentimento de tristeza pelas perdas de seus pais, mães, amigos e amores… Vidas perdidas na pandemia do novo coronavírus. Em todo o Piauí, 93 pessoas já morreram vítimas da doença em dois meses.

  • Cláudio, 36 anos

Luzia Bandeira perdeu o marido Cláudio, que tinha 36 anos e nenhuma comorbidade, ou seja, sem doenças associadas. Por isso, para ela a morte de Cláudio, que deixou um filho de 4 anos, foi um choque.

“Jamais esperei que isso fosse acontecer, foi um choque, susto grande, porque eu imaginava que ele fosse sair dessa, ele tinha uma saúde boa”, contou.

  • Solange, 60 anos

Claudiana contou da tristeza e do desespero ao ver agravar, dia após o dia, o estado de saúde da amiga e colega de trabalho Solange Moutinho, 60 anos, que também não tinha comorbidades.

As duas eram técnicas de enfermagem e trabalhavam no Hospital de Urgência de Teresina. Solange morreu após cerca de 10 dias de internação na UTI do Hospital Getúlio Vargas.

Solande e Claudiana eram amigas e trabalhavam juntas. — Foto: Arquivo pessoal

Solande e Claudiana eram amigas e trabalhavam juntas. — Foto: Arquivo pessoal

“Eu sabia que ela estava muito mal, estava com 73% saturação [de oxigênio no sangue], mesmo eu sabendo que com 92% já tem indicação de entubação [repiração por aparelhos], vendo ela nesse estado fiquei desesperada. Ela internou no HGV, foi pra UTI, foi entubada e na madrugada de anteontem ela veio a falecer”, disse a amiga entre lágrimas.

  • Odete, 73 anos

José Filho perdeu a mãe, Odete, 73 anos, moradora de Rio Grande do Piauí. Ele contou que a família esperava que ela fosse se recuperar.

“Ela passou 17 dias entubada, no oxigênio, e houve melhoria, resposta do organismo do 1º ao 9º dia. No 10º dia ela parou de evoluir e houve oscilação no estado de saúde”, contou.

  • Manoel, 65 anos

Pedro Nogueira, filho de Manoel Nogueira Neto, de 65 anos, que era presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, falou sobre o falecimento do pai. Manoel ficou duas semanas internado na UTI, apresentou para uma pneumonia grave, não resistiu e faleceu.

Manoel morreu após duas semanas internado com covid-19. — Foto: Arquivo pessoal

Manoel morreu após duas semanas internado com covid-19. — Foto: Arquivo pessoal

“Tem muitas famílias passando por isso e são vidas, não é um número, não é uma perda financeira calculável, são vidas, sentimentos, ausências que não tem como a gente repor. Perdemos”, lamentou.

Em todo o estado, além das 93 pessoas que já morreram vítimas do novo coronavírus, há mais de 3 mil casos confirmados da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, além de 140 leitos de UTI ocupados por pacientes com coronavírus no Piauí.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS