Connect with us

GERAL

Projeto Piauí Conectado se consolida como política pública

Publicado

em

Quando o projeto Piauí Conectado foi idealizado, o Piauí se encontrava em penúltimo lugar na classificação nacional da inclusão digital. Apenas 17,39% das residências estavam conectadas e os órgãos da administração pública enfrentavam dificuldades para atender à demanda crescente por mais e melhores serviços, em particular os disponibilizados por meio da internet.

Para superar esse desafio, era preciso desenvolver uma política pública de universalização e democratização da internet, capaz de estruturar o Piauí com uma ampla rede de fibra óptica, equipar as unidades administrativas com internet de ponta e disponibilizar acesso gratuito para a população, promovendo desenvolvimento, à modernização do Estado e transformação social. Nascia a primeira parceria público-privada (PPP) do Brasil voltada para a conectividade, a PPP Piauí Conectado.

“A PPP Piauí Conectado é uma autêntica política pública, criada para melhorar a qualidade de vida dos piauienses por meio da conectividade, de maneira que possamos ver essas melhorias refletidas nos serviços da educação, saúde, segurança pública, cultura, empreendedorismo, lazer e inclusão digital, promovendo transformação social”, explica o governador Wellington Dias.

A visão partilhada pelo governador é corroborada pelo Mapa da Contratualização dos Serviços Públicos no Brasil, lançado no último mês de outubro. A publicação, que é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Comunitas e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), qualificou a iniciativa como modelo de política pública de promoção da informatização e do fomento de infraestrutura para o acesso à internet de qualidade, por parte da administração estadual e de toda a população.

Os números alcançados até agora também apontam para o sucesso da PPP. Segundo estudo divulgado no segundo semestre deste ano, a internet mais rápida do Brasil é a do Piauí. Além disso, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelam que o Estado teve o maior crescimento no número de acesso à banda larga no Nordeste.

Fonte: Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS