Connect with us

Jaicós

Palestra e oficinas abrem Semana Pedagógica em Jaicós; veja fotos!

Publicado

em

Como preparação para o início do ano letivo de 2019 na Rede Municipal de Ensino de Jaicós, professores, diretores, coordenadores e toda a equipe escolar, participaram nesta terça-feira (12), do primeiro dia da Semana Pedagógica, que apresenta o tema “Projeto Borboleta: Uma visão prospectiva e propositiva da educação de Jaicós”.

O evento, promovido pela Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nessa manhã, na Escola Líria Alencar. A abertura foi realizada pela palestrante do dia, professora Ruthnéia Costa e a secretária municipal de Educação, Sônia Ribeiro.

A gestora, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos. “Queremos agradecer a Deus pelo dom da vida, por mais uma oportunidade e a todos vocês que estão presentes aqui. Que esses dias em que vamos vivenciar muitas coisas juntos sejam muito proveitosos. […] Aqui somos uma família, desejo boas-vindas a vocês e que possamos iniciar o ano letivo de 2019 com muita garra e disposição” disse.

Sônia Ribeiro também falou sobre as expectativas quanto ao projeto borboleta. “O projeto borboleta é um projeto que tomamos conhecimento e fomos buscar. Vamos começar um nova jornada, é um projeto novo e a gente tem medo do novo, faz parte do ser humano, mas a gente tem também que ser curioso para dizer que é a através do novo que vamos aprender.  Desejo que esse ano seja exitoso para o professor e o aluno. Que realmente o projeto borboleta venha realizar um grande sonho e tirar Jaicós dos índices negativos. Que todos participem, se engajem, não fiquem com o pensamento negativo. Nós chegaremos lá” falou.

A secretária ainda destacou os principais problemas enfrentados pela Educação de Jaicós e disse que o objetivo é eliminá-los. “Temos três grandes montanhas a escalar, que são a evasão escolar, reprovação e distorção. Esses pontos resumem o problema da educação de Jaicós. E nós queremos com esse projeto zerar esses índices negativos. Somos capazes, porque somos pessoas inteligentes dotadas por Deus, temos compromisso e somos professores capacitados. O que faltava era apenas um empurrão” concluiu.

Publicidade

Em seguida, teve início a palestra ministrada pela professora Ruthnéia Costa. Com o tema “Ação pedagógica à luz da reconceptulação de habilidades e competências”, a palestrante, entre outros pontos, falou sobre a aprendizagem, o tratamento que deve ser dado ao aluno e a importância da motivação por parte do professor.

Ministrando a palestra de forma leve, objetiva e clara, a professora levou os profissionais a refletirem e também participarem e contribuírem com os pontos discutidos. A palestra seguiu até meio dia.

No período da tarde, às 14, foi retomada a palestra. Após a conclusão da parte teórica, os profissionais da educação se dividiram em grupos e participaram de oficinas, onde foi colocado em prática o conhecimento adquirido.

A semana pedagógica segue até a sexta-feira (15). Hoje a programação conta com a palestra “Projeto borboleta: alfabetização, fundamentação e prática”, até às 11h. E à tarde, de 14 às 17h, oficinas de confecção de material para as turmas borboletas e a palestra “Construindo conceitos: fortalecendo as práticas pedagógicas na educação infantil.

Na quinta-feira (14), acontece a palestra “Projeto borboleta: alfabetização, fundamentação e prática”, com as turmas “Andorinha e Ganso”, de 08 ás 11 e 14 às 17, respectivamente, e a oficina de confecção de material para as turmas Andorinha, também de 14 às 17.

No último dia (15), a temática será “Reconstruindo as práticas de construção de aprendizagem em português e matemática”, destinada a professores do 5º ao 9º ano. De 08 ás 11:30, voltada para a Língua Portuguesa, e de 14 às 17, para Matemática.

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS