Connect with us

DESTAQUES

Na I MandioFest de Marcolândia, palestras trabalham a otimização no beneficiamento da mandioca; fotos

Publicado

em

O apoio, incentivo e otimização da agricultura no tocante à produção de mandioca no município de Marcolândia é o principal destaque na I MandioFest que iniciou no último dia 17 e prossegue até a noite desta sexta-feira (19) realizada pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy.

Na manhã desta sexta-feira, abrindo as atividades comemorativas, foram promovidas diversas palestras voltadas para o beneficiamento da mandioca.

Em entrevista, o prefeito, Dr. Corinto Matos, enfatizou a importância do conhecimento teórico para aperfeiçoamento da mandiocultura.

“É importantíssima a parte teórica e o que mais precisamos no momento é aumentar a produtividade, fazer com que os produtores entendam sobre correção de solo, para que produza mais recursos e venha gerar mais renda e emprego no nosso município. A mandioca é o carro-chefe da nossa economia e a gestão está à disposição de toda população que faz parte dessa engrenagem em nosso município. Só tenho a agradecer ao pessoal que veio abrilhantar esse segundo dia com palestras importantes sobre correção de solo e linhas de crédito, condições de financiamento. A segurança do trabalho precisa muito para essas casas de farinha. A gestão valoriza cada vez mais esse ramo de atuação da nossa cidade”, concluiu o prefeito de Marcolândia.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, falou sobre o evento e como é rica a mandioca na qual dela podem ser extraídos vários outros produtos.

“Esse momento é único na nossa cidade com a primeira festa da mandiocultura”, disse destacando as empresas presentes nas palestras. “É de grande importância porque sabemos do potencial da mandiocultura e os derivados da mandioca que são reaproveitados. Da mandioca dá farinha, goma, casca, manipueira, petas, entre outros. Só temos a agradecer a gestão por todo apoio dado aos agricultores, produtores e donos de casas de farinha. Estamos tentando melhorar a qualidade das casas de farinha, dos produtores e do nosso produto”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Rural, José Orlando, agradeceu pela presença de todos e elogiou o prefeito Corinto por sempre atender as reivindicações voltadas para o setor rural.

Publicidade

Palestras

A primeira palestra foi ministrada por José Tadeu Delmondes que é engenheiro agrônomo, especialista rural e mestre em solo tropical. Atualmente é bacharelando em Engenharia Civil.

Através do Instituto de Agronomia de Pernambuco, o palestrante tratou como tema central o beneficiamento da manipueira na adubação da mandioca.

A planta – mandioca – genuinamente brasileira foi domesticada por indígenas. Nas décadas de 60 e 70 o Brasil produziu cerca de 30 toneladas por ano, destacando-se como o maior produtor do período.

Na parte de solos Tadeu falou sobre a rocha de origem, granitos e arenitos, clima, água e temperatura, organismo, plantas e animais, relevo, os principais solos do sertão, entre outros apontamentos.

A segunda palestra destacou como tema o Agro Amigo – Financiamento Rural e foi ministrada por Elison Duarte que é coordenador do Agro Amigo da Unidade de Araripina, vizinha cidade pertencente ao Estado de Pernambuco.

O Agro Amigo é um programa de financiamento rural do Banco do Nordeste com atendimento aos agricultores familiares na própria comunidade rural. Tem como objetivo apoiar atividade de energia solar no campo, bem como as agropecuárias e não agropecuárias no meio rural, além de promover a educação financeira e ambiental, impulsionar a sustentabilidade nos empreendimentos rurais, dentre outras formas de incentivo aos produtores rurais.

Alan Maia foi o terceiro palestrante e trabalhou sobre o Crediamigo do Banco do Nordeste. O profissional é gerente de micro finanças do Banco do Nordeste de Araripina-PE.

Em sua palestra destacou programas de financiamento sobre capital de giro, investimento fixo, Crediamigo Comunidade, Crediamigo Mais, Crediamigo Delas, conta corrente normal e simplificada, seguro de vida, seguro prestamista, App crediamigo, orientação empresarial e ambiental, dentre outros.

Em Marcolândia, foram aplicados R$ 15 milhões de reais no microempreendedor. Segundo acrescentou Maia, a expectativa é que seja gerado mais R$ 10 milhões.

Publicidade

O alerta de Alan para os microempreendedores de Marcolândia é que caso não haja interesse por parte dos marcolandenses o montante será destinado para outras unidades. “Não podemos perder essa oportunidade”, disse.

O gerente geral do BNB de Araripina, Fábio Cipriano, ressaltou sobre linhas de crédito do BNB, que está entres as menores taxas de juros do país.

O financiamento FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) tem como finalidade financiar implantação, expansão, modernização e relocação de empresas, aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, além de capital de giro associado.

Fábio adentrou maiores detalhes e benefícios em relação a formalização de empresas. Na ocasião enalteceu a iniciativa do prefeito Corinto Matos e destacou que é fundamental para Marcolândia.

A segurança do trabalho foi outro fator destacado que é de fundamental importância para o bom andamento das empresas. A palestra sobre o tema ficou a cargo de Adriano Gomes e Emanuel Leal. Adriano é representante técnico e Emanuel Leal é engenheiro, ambos da empresa Engmed.

Foram vários pontos observados sobre segurança do trabalho pelos profissionais onde foi destacado que empresas podem falir devido ações trabalhistas decorrentes de trabalho irregular. “É necessário que saia da informalidade porque é um risco que corre”.

O encontro dessa manhã foi prestigiado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, agricultores, acadêmicos de Agronomia, mandiocultores, entre outros.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS