Connect with us

ENTRETENIMENTO

Músico no Piauí tem casa-museu que preserva a cultura nordestina e homenageia Luiz Gonzaga

Publicado

em

Luiz Gonzaga, um dos grandes nomes do forró, possui uma legião de fãs no país. Um deles é o artista José Ribamar de Sousa, que possui uma casa-museu na cidade de Altos, a 37 km de Teresina, para preservar a cultura do sertão e homenagear seu ídolo, o Rei do Baião.

O cantor é apelidado no meio artístico como Fogo-Pagou, nome que veio de seu pai, conhecido por cantar com sanfoneiros renomados de Altos.

“Ele também era cantor e, na década de 60 e 70, já tocava pandeiro e fazia músicas. Aqui na região tinha muito sanfoneiros, saudosos homens que já partiram, como Luiz Pastora, o Henrique Sanfoneiro, meu pai tocou muito com eles”, contou.

Músico José Ribamar, conhecido popularmente como Fogo-Pagou no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Músico José Ribamar, conhecido popularmente como Fogo-Pagou no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Na casa-museu, há um espaço que homenageia Luís Gonzaga, uma exposição com peças artesanais que valorizam o sertão e até uma academia improvisada com aparelhos feitos com peças de carnaúba.

Outra paixão do Fogo-Pagou é a prosa e poesia, ou seja, a escrita. Ele, por muito tempo, não pôde expressar sua arte por meio da palavra devido ao seu baixo nível de alfabetização. Porém, o artista superou as dificuldades e hoje é alfabetizado. Ele atribui essa conquista à sua mulher e filha que o incentivaram a terminar os estudos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Publicidade
Casa-museu em Altos, no Piauí, preserva cultura do sertão e homenageia Luiz Gonzaga  — Foto: Reprodução/TV Clube

Casa-museu em Altos, no Piauí, preserva cultura do sertão e homenageia Luiz Gonzaga — Foto: Reprodução/TV Clube

“Eu vim de uma família muito humilde. Meu pai era músico e eu tive que trabalhar para ajudar a nossa família. Comecei a trabalhar aos 13 anos. E, no decorrer da minha vida, parei de estudar na terceira série do primário daquela época. Mas, graças a Deus, eu tenho duas pessoas maravilhosas na minha vida, minha esposa, Rosa Maria, e minha filha, Milena. Elas me fortaleceram para eu voltar a estudar e hoje tenho o ensino médio completo”, afirmou.

Atualmente, José Ribamar contou que seu maior sonho é avançar em sua carreira musical, com novas composições e trabalhos artísticos. “Quero passar a minha mensagem para fora, pro mundo”, pontuou o músico.

Mural produzido pelo artista José Ribamar, conhecido como Fogo-Pagou no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Mural produzido pelo artista José Ribamar, conhecido como Fogo-Pagou no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Fonte: G1 PI

 FotoS: Reprodução/TV Clube

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS