Connect with us

GERAL

Pesquisa da Uespi estuda uso medicinal da folha do caju para tratar tendinites

Publicado

em

Uma pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está usando a folha do caju para o tratamento de tendinites – uma inflamação que causa dor e inchaço nos tendões e pode surgir em qualquer parte do corpo, mas atinge principalmente ombros, cotovelos, punhos e joelhos.

O processo realizado pela professora Samylla Mota, com a estudante de fisioterapia Amanda Virginia, começa com a secagem da folha do caju, depois pulverização, extração e filtragem, até virar um pó.

“A gente bate como se fosse em um grande liquidificador, processa a folha até virar um pozinho, depois adiciona álcool a 70%, solução hidroetanolica, para fazer a maceração dessa folha. Em outra etapa, que é a rota-evaporação a gente contou com a colaboração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para tirar todo o solvente, deixando só o extrato que tinha na folha. Depois é incorporar em um creme, gel ou pomada”, explicou a professora.

A ideia surgiu a partir da acadêmica Amanda Virginia, observando os avós no interior. “Surgiu a partir de um insight, de uma vivência no interior, aquele costume de estar tratando as doenças com o que a natureza nos dá”, afirmou.

O caju é uma fruta cítrica que possui fibras, vitaminas e ajuda a combater a diabetes, aumentar a imunidade e protege o coração. Já a folha tem estas propriedades anti-inflamatórias.

Publicidade

Fonte: GI PI

Foto: Diego Andrande

Foto reprodução do Natureza Bela

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS