Francisco Macêdo
Francisco Macedo realiza vacinação antirrábica e supera índice mínimo recomendado

O município de Francisco Macedo, sob a gestão do prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, promoveu por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Vacinação Antirrábica Animal 2023 entre os dias 06 e 11 de novembro.
A ação, contou com a participação dos agentes comunitários de endemias e dos agentes comunitários de saúde, e teve como objetivo prevenir a raiva, doença transmitida por animais contaminados aos seres humanos.
Segundo o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, no total, foram vacinados 585 animais durante a campanha. Dentre eles, 291 cães machos, 102 cães fêmeas, 132 gatos machos e 60 gatos fêmeas.
O coordenador de vigilância sanitária e epidemiológica do município, Avelar Carvalho, falou da importância da ação.
“É uma ação importante e conta com total apoio do prefeito Novim, que disponibiliza todo suporte necessário. Vacinar os animais é uma proteção dupla, tanto para os bichinhos quanto para os seres humanos, pois a raiva é transmissível e pode se alastrar”, destacou.
A vacinação na zona rural teve seu início no dia 06 de novembro e foi encerrada no dia 10 do mesmo mês. Todas as localidades do município foram contempladas com a ação. Já na zona urbana, o encerramento da campanha aconteceu durante o “Dia D”, no dia 11 de novembro, e contou com postos de vacinação na praça da igreja católica, na quadra poliesportiva e na vila Campinas (Cohab).
Em virtude do número expressivo de vacinação, foi possível atingir e ultrapassar o mínimo de 80% dos animais caninos e felinos indicados no censo atual da população do município, que foram vacinados contra a raiva.
Raiva
A doença da raiva é uma doença viral grave que afeta tanto cachorros quanto gatos. É causada pelo vírus da raiva, que é transmitido principalmente por mordidas ou arranhões de animais infectados. A raiva afeta o sistema nervoso central e pode levar à morte se não for tratada.
Os sintomas da raiva em cachorros e gatos podem variar, mas geralmente incluem mudanças comportamentais, como agressividade, ansiedade, falta de coordenação, salivação excessiva, dificuldade para engolir, paralisia e convulsões.
A melhor forma de prevenir a raiva é através da vacinação. É muito importante manter o calendário de vacinação atualizado para proteger seu animal de estimação contra a raiva. Além disso, evite o contato com animais desconhecidos ou suspeitos de estarem infectados, e separe seu animal de estimação de outros animais que possam estar doentes.
Fotos
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’