Connect with us

DESTAQUES

Em um gesto de fé e devoção, multidão toma ruas e participa da procissão de São Simão em Simões

Publicado

em

O mês de outubro, em Simões, é marcado pela celebração do festejo de São Simão, santo padroeiro do município. No período de 19 a 28 de outubro, a cidade vive um tempo de evangelização e crescimento na fé cristã. São dez dias de muita oração, um tempo de paz, confraternização, de unidade e de encontro com Deus e os irmãos.

Após o período de preparação refletindo acerca do tema “São Simão nos inspira a assumir a Graça da Vocação”, neste sábado, 28 de outubro, a igreja celebrou a missa solene da festa de São Simão. A santa missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Edivaldo Santos, pároco local.

Uma multidão lotou o adro da igreja matriz para participar da missa solene, momento de agradecer pelas graças alcançadas e direcionar novos pedidos ao santo e a Deus.

Após a missa, em um gesto de fé e devoção, os fiéis católicos tomaram as ruas da cidade e participaram da tradicional procissão. A caminhada do povo de Deus, seguindo a imagem do padroeiro, percorreu várias ruas da cidade, encerrando na igreja matriz, com a bênção final e o arreamento da bandeira, que simboliza o término da 93ª festa de São Simão em Simões.  

Na oportunidade, também foi realizado o sorteio da rifa do Festival de Prêmios. Veja quem foram os ganhadores:

1⁰ – Air Fryer – Marcos Francisco- Campinas/SP
2⁰ – Liquidificador- Gilberto Honório- Lagoa Seca
3⁰ Microondas- Cosme dos Santos – Alecrin
4⁰ – Ferro – Benilda – Caridade
5⁰ Ventilador – Dr Robson
6⁰ Kit O Boticário- Janaina Carvalho – Soledade I
7⁰ Kit O Boticário- Miguel Araújo – Rua Pedrina Eva – Simões
8⁰ Batedeira – Luzinete Delmira Sério- Sítio Alagoado – Simões 9⁰ Carneiro – Evaristo – Simões
10 ⁰ – Moto Pop 110 – Geusa Silva – Serra do Bom Jardim – Simões

Essa foi a primeira vez que o bispo Dom Plínio participou da missa solene e procissão do festejo. Em entrevista, expressou a alegria de presidir a missa e o seu contentamento pelo encontro e por ver o povo de Simões motivado na oração.

Publicidade

“Aqui que nasce exatamente esse espírito sinodal, de caminhar junto, de estar junto, de celebrar juntos, de rezar, mas, também, de pensar naqueles que precisam da nossa solidariedade, da nossa compaixão também, para que possamos fazer como Jesus, tratar as pessoas no merecimento da sua dignidade.”

A mensagem do bispo para ao de Simões é continue firme na fé e participantes. Dom Plínio parabenizou ao padre Edivaldo e todos aqueles que contribuíram e participaram da festa religiosa.

“O que a gente percebe é que durante a festa as pessoas ficam com o coração mais aberto para servir e ajudar, para participar, para comemorar juntos. E a alegria, ela se redobra, se reforça muito mais. […] O povo de Simões é muito acolhedor, inclusive, aos padres que vêm para esta paróquia, e isso torna melhor o caminho da vocação dos padres.”, disse o bispo.

Ao final de dez dias de muita oração, o padre Edivaldo Santos, pároco de Simões, fez uma avaliação positiva do festejo e afirmou que tudo foi conduzido por Deus.

“Nós somos apenas instrumentos de Deus. E agradecemos a Ele por nos usar nesse sentido para fazer com que a palavra Dele chegue às pessoas, para que o nosso testemunho também ajude as pessoas a rezarem. De fato, esses dez dias foram dias intensos de oração, de encontro, de partilha e momentos em que a família Paróquia São Simão pôde se encontrar e estar unida. Então, eu avalio como positivo, por alcançarmos o principal dos objetivos, que foi fazer com que as pessoas se encontrassem e rezassem. Isso não tem preço.”

Um dos destaques deste ano foi a grande participação dos católicos. Em todas as noites, um expressivo número de fiéis católicos participavam das novenas e missas.

“Cada ano, graças a Deus, tem aumentado a participação dos fiéis, não só daqui de Simões, mas também de outras cidades. Isso é um reflexo do que é a comunidade de Simões, a comunidade acolhedora, uma comunidade que que reza. E o fruto da oração vem em seguida.”, pontuou o sacerdote.

Mais fotos

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS