Connect with us

GERAL

Padre Fernando se emociona e chora ao celebrar nos festejos de Simões; “São lágrimas de gratidão”, diz ele

Publicado

em

“Voltar a Simões e celebrar no festejo de São Simão é sempre oportunidade ímpar de renovar as energias e os bons propósitos da vocação.”

A afirmação foi feira pelo padre Fernando Amando, que atua na Área Pastoral de São José, em Caldeirão Grande do Piauí, após presidir, na noite desta quarta-feira, 25 de outubro, a 7ª noite de novena e missa dos festejos de São Simão, santo padroeiro do município de Simões.

A santa missa foi campal, em frente a imponente igreja matriz, concelebrada pelo padre Edivaldo Santos, pároco local, com a participação de centenas de fiéis católicos, inclusive, dos noitários, os moradores das ruas Alfredo Alves, Josino Bartolomeu, dos Bairros Soledade I e II, os grupos ‘Mães que oram pelos filhos’ de Padre Marcos, Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Caridade e Riacho do Padre.

O presidente da celebração se emocionou por várias vezes, tanto na homilia, ao expressar seu amor por Simões, bem como ao final da celebração, ao agradecer por tudo o que Simões representa em sua vida.

O padre Fernando, antes de ser ordenado, cumpriu seu estágio diaconal na Paróquia de São Simão, em Simões, na época, acompanhado pelo padre Miguel Feitosa, tendo construído fortes laços de amizade.

“Simões para mim foi a escola aonde eu aprendi o verdadeiro amor que uma comunidade tem pelo padre. Tenho um coração cheio de gratidão pela experiência que tive aqui nos meus primeiros passos sair do Seminário, depois de uma formação de dez anos dos livros.”, disse Fernando.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, o padre desejou que cada diácono, ao sair do Seminário, antes a sua experiência de padre, tivesse a oportunidade de passar por Simões, pois, segundo, aprenderia de fato o que é amar as pessoas, o que é ter fé.

Publicidade

As lágrimas derramadas, segundo o sacerdote, são de gratidão. “São lágrimas de um padre que sabe reconhecer aquilo que as pessoas fizeram por ele, por nós. Eu tenho certeza que todos os padres que já passaram por Simões têm o mesmo sentimento do Padre Fernando. Sentimento verdadeiro de gratidão pelo amor, pelo carinho, pela a forma como o povo de Simões conduz a vida e respeita o sacerdote.”, disse.

O festejo

O novenário preparatório para a 93ª festa de São Simão encerra nesta sexta-feira, 27 de outubro. Após a missa, na praça da matriz, acontecerá o show católico com a banda Colo de Deus.

E no dia 28 de outubro, às 17h30, será celebrada a missa solene da festa de São Simão, tradicionalmente presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José.

O festejo é considerado a mais antiga tradição religiosa do município, iniciada antes mesmo da sua emancipação política. Há 93 anos, neste período do ano, a comunidade se reúne para celebrar a festa de um dos apóstolos de Jesus.

Veja fotos da 7ª noite

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS