Connect with us

DESTAQUES

Casal que viaja de carro pelo Brasil, com R$ 70 por dia, chega ao Piauí

Publicado

em

Juntos há 11 anos, os jornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski decidiram adaptar um carro popular e transformá-lo em uma ‘casa’ para percorrer todo o Brasil. Após dez meses na estrada, o casal chegou, no último sábado (19), ao Piauí.

Carina e João Paulo deixaram a cidade natal, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de maio de 2021. Desde então, passaram pelas regiões Sul, Sudeste e por parte do Nordeste. No Piauí, onde pretendem ficar por quatro semanas, a primeira parada aconteceu em Cajueiro da Praia. Seguida por Luís Correia e Parnaíba.

“Passamos uma noite na praia de Barra Grande e outra na Praia do Coqueiro. Infelizmente não demos muita sorte com o tempo, pegamos um pouco de chuva todos os dias. De qualquer forma, são praias muito tranquilas, conseguimos achar uma sombra e descansar um pouco. Hoje o dia começou com sol e aproveitamos para ir à Lagoa do Portinho. Achamos lindo, em meio às dunas” contou João Paulo.

Carina Furlanetto e João Paulo Mileski visitaram, nesta segunda-feira (21), a Lagoa do Portinho, situada em Parnaíba, no litoral do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal
Carina Furlanetto e João Paulo Mileski visitaram, nesta segunda-feira (21), a Lagoa do Portinho, situada em Parnaíba, no litoral do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal

Cada etapa da viagem é registrada em fotos, vídeos e textos. Nas redes sociais, o casal compartilha os detalhes da aventura e já coleciona mais de 135 mil seguidores. A ideia é que os escritos sirvam como base para um livro.

Em 2019, a bordo do mesmo carro, o casal conheceu 10 países da América do Sul. A viagem durou um ano e dois meses e resultou na obra “Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada – uma jornada de despedimento pela América do Sul”.

“Conhecemos praticamente todo o nosso subcontinente e só agora estamos conhecendo de verdade o nosso próprio país. Nesse tempo na estrada, pudemos constatar a riqueza da diversidade cultural”, comentou o jornalista João Paulo.

Publicidade
Carina Furlanetto e João Paulo Mileski visitaram 10 países na América do Sul — Foto: Arquivo Pessoal
Carina Furlanetto e João Paulo Mileski visitaram 10 países na América do Sul — Foto: Arquivo Pessoal

Após Parnaíba, a rota prevista pelo casal é o Norte do estado, seguindo por Cocal, Piracuruca, Pedro II, Barras, Campo Maior, Altos, Teresina, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes e Monsenhor Gil. Depois, se aventuram no Sul, por Oeiras, São José do Piauí, Picos, Jaicós, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Guaribas, Bom Jesus e Redenção do Gurguéia.

“Temos muita expectativa em conhecer o interior do Piauí. Ouvimos falar muito bem sobre o Parque das Sete Cidades e sobre a “Capadócia Nordestina”. Também tem a Serra da Capivara, os Cânions dos Viana. Tentamos sempre priorizar atrativos naturais e grátis, até por conta do preço da gasolina que vem dificultando mantermos os nossos gastos dentro do que planejamos”, destacou Carina.

Segundo a jornalista, as rotas são frequentemente alteradas, a depender do clima na região e de demais fatores externos.

“O clima acaba influenciando muito. Desde que a gente entrou no Nordeste, coincidiu com a chegada do verão, a gente se viu obrigado a adaptar o roteiro. Às vezes, a gente não acha uma sombra boa pra parar durante o dia e fica muito quente pra dormir no carro. Então a gente segue. Acabamos pulando muitas praias em função disso, ou porque choveu”, pontuou.

Carina Furlanetto e João Paulo Mileski viajam de carro por todo o Brasil — Foto: Arquivo Pessoal
Carina Furlanetto e João Paulo Mileski viajam de carro por todo o Brasil — Foto: Arquivo Pessoal

Para economizar, o casal realizou adaptações que permitem cozinhar e dormir no carro em que viajam. O objetivo é viver na estrada de forma simples e não gastar mais de R$ 70 por dia.

“Nosso maior planejamento é em relação ao limite de gastos porque a gente pretende ficar uns dois anos na estrada. Não pagamos por hospedagem e cozinhamos no próprio veículo, em uma panela elétrica conectada a uma bateria extra. Tiramos os bancos de trás e improvisamos uma cama. Isso nos permite tornar possível o sonho de chegar a cada cantinho do nosso Brasil”, ressalta Carina.

O casal acredita que, para viajar, não é preciso muito dinheiro e sim muita vontade, coragem e determinação. A jornada pelos estados brasileiros deve encerrar no fim de 2022.

Publicidade

“Costumamos falar que a vida nômade de quem larga tudo para viver na estrada não é aquele mar de rosas que as redes sociais pintam. Hoje de manhã, por exemplo, nossa maior alegria foi encontrar um chuveiro num posto de combustíveis. Foi nosso primeiro banho no Piauí”, contou Carina.

“Na estrada a gente descobriu que com um pouco mais sobre nós mesmo, e como é bom sentir prazer com as pequenas coisas! Acho que a gente passou a dar valor ao que realmente importa”, completou a jornalista.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS