Connect with us

DESTAQUES

I Seminário do PPAIC de Francisco Santos trabalha a autoavaliação e importância do afeto para aprendizagem dos alunos; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Santos na gestão “Força, compromisso e trabalho” do prefeito Dr. Luís José e do vice-prefeito Edson Carvalho, realizou através da Secretaria de Educação gerida pela secretária Tássia Gisele, o I Seminário Municipal de Boas Práticas do PPAIC.

O I Seminário Municipal de Boas Práticas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa foi realizado nesta quinta-feira, 31 de agosto, no Centro Administrativo com o tema “Avaliar para ensinar” e reuniu docentes da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com palestra, dinâmica, apresentações de alunos e docentes.

O programa no município tem como coordenadora a professora Edite Ana e as formadoras Vanessa Marília (do Ciclo de Alfabetiação) e Albiana Brito (da Educação Infantil).

Vanessa, Edite Ana e Albiana

Edite fez a abertura do evento, deu boas-vindas ao público-alvo, convocou autoridades para compor a mesa de honra e agradeceu a toda equipe docente incluiondo os gestores do município, gestores escolares, professores, coordenadores e toda equipe da Secretaria de Educação, em geral, que são atores principais do programa.

No dispositivo de honra tomaram assento, além da equipe do PPAIC (coordenadora e formadoras); a palestrante, Sandreia Andrade; a secretária de Governo, Ana Carlete; a equipe regional do PPAIC formada pela professora Zulmira Brito (coordenadora regional do programa da 9ª Gerência Regional de Educação) e as formadoras regionais Glênia e Rosenilde.

Ao formar a mesa de honra, logo em seguida os alunos Davi Carlos, Eloá e Isis Samira entoaram os hinos do Brasil, Piauí e de Francisco Santos, respectivamente.

Palestra

A professora Sandreia Andrade, pós-graduanda em Psicopedagogia, trabalhou o tema “Avaliar para ensinar”. Durante a palestra apresentou apontamentos e questões para os professores fazerem uma autoreflexão e autoavaliação das práticas e assim detectar o que estão em bom e mau funcionamento e a partir disso melhorar a aprendizagem das crianças.

Sandreia destacou que os profissionais docentes convívem com pessoas que estão sempre em constante desenvolvimento e é importante saber que cada um tem sua realidade, emoções, que o fator ambiental também contribui na formação.

“Sobretudo as pessoas precisam de carinho, atenção e de valorização para desenvolver sua autoestima e buscar seu próprio conhecimento a partir de uma formação consolidada e/ou reconhecimento de si mesmo”, destacou.

Publicidade

Na dinâmica conduzida por Sandreia com o tema “Esse problema não é meu!” foi desenvolvida uma reflexão sobre a resolutividade dos problemas e como as pessoas recebem os problemas sempre atribuindo a responsabilidade a outrem.

Professores e demais profissionais durante momento de dinâmica

Sandreia fez uma reflexão sobre o indivíduo apresentando perguntas como: Por que estou aqui hoje? Me sinto preparado para trabalhar em turmas de Alfabetização? Qual minha concepção sobre Alfabetização? Realizo uma avaliação diagnóstica e planejo minhas aulas baseadas nos resultados obtidos? Quando meu aluno olha pra mim, que tipo de professor ele pode está vendo?”

No contexto de aprendizagem a palestrante enfatizou ainda sobre a importância do quantitativo e do qualitativo dos alunos. “Devemos acompanhar o desenvolvimento do aluno”, disse recomendando. “É importante que professores tenham cuidado com o afetuoso, encorajamento e motivação. Acredite que essa criança tem potenciais e é capaz de aprender”, recomenda Sandreia.

Coordenadora regional do PPAIC, professora Zulmira Brito, explica que a 9ª GRE é composta por 22 municípios em sua jurisdição, e que está acontecendo a etapa municipal do seminário de alfabetização na idade certa pelo PPAIC. A partir disso vai acontecer a etapa regional na sede da 9ª GRE em Picos, no dia 10 de outubro.

“A partir de segunda-feira, vamos entrar em contato com todos os dirigentes municipais, com todos os prefeitos dos municípios jurisdicionados da 9ª Gre. Na etapa da regional a boa prática escolhida do gestor municipal que pode ser o dirigente municipal ou o prefeito nos quatro eixos, será apresentada no seminário estadual em Teresina no mês de novembro”,esclarece Zulmira.

Os eixos trabalhados no PPAIC de acordo com Zulmira são: Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, Gestores e Boa Prática do Gestor Municipal.

Apresentações

Publicidade

Professores e alunos fizeram apresentações das boas práticas durante o Seminário. A formadora Albiana Brito anunciou o momento das apresentações. A primeira, intitulada Frutas unidas, crianças nutridas foi com crianças do Pré-Escolar Dona Mariinha.

Crianças e docentes da Creche Maria Santa fizeram a apresentação denominada de As cores e formas. Os professores e alunos da Creche Mãe Santa trabalharam com As vogais. A Unidade Escolar José Ramos apresentou as práticas exitosa com o projeto Maleta viajante. A U. E. Isaac Pereira teve sua apresentação intitulada como Desafio da Adição. As apresentações de alunos culminaram com a Escola Municipal Dona Santana com o conto Branca de Neves e os 7 anões.

Ao final, gestores e professores da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações das boas práticas.

Gestores e professores apresentam as boas práticas

PPAIC

O PPAIC foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através do Governo do Piauí lançado em maio, pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI). O programa tem como finalidade garantir condições necessárias para todas as crianças chegarem ao 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências da leitura, escrita, letramento matemático e consequentemente habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O PPAIC teve adesão dos 224 municípios do estado e impacta mais 155 mil estudantes.

Veja fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS