Connect with us

DESTAQUES

Jornada Pedagógica marca abertura do ano letivo 2021 em Santo Antônio de Lisboa; veja fotos

Publicado

em

O município de Santo Antônio de Lisboa está nos preparativos para o ano letivo de 2021. Nesta quinta-feira, 25, foi aberta a Jornada Pedagógica. Neste ano traz o tema “Diálogos e olhares sobre o ensinar e aprender em tempos de pandemia”. O evento é realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e adota todas medidas preventivas contra a Covid-19 como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Na abertura, inicialmente, fizeram uso da palavra as autoridades como o prefeito Dr. Karlos Leal, a vice-prefeita Mircéia Ângela, o secretário de Educação Marcone Rodrigues e, a secretária de Assistência Social, Kelvane Leal.

O prefeito Dr. Karlos Leal, o Dr. Karlão, elogiou o trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação do município e afirmou trabalhar para ampliar o acesso às aulas que serão ministradas de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

“Através da Educação podemos dar oportunidades aos nossos jovens e crianças, um futuro, mudança de pensamento. Nas últimas semanas nos reunimos com o secretário Marcone para traçar estratégias para aulas remotas e o que me deixa feliz é ver a equipe da Educação com tanta gente capacitada e sabemos que são capazes de educar o jovem lisboense. O ano passado foi de descobertas, mas cada vez mais vocês vão desenvolver suas habilidades para transmitir o conhecimento aos alunos. Estamos tentando inovar e investir em melhorias para quando começar as aulas remotas os conteúdos cheguem o máximo aos alunos”, disse o prefeito Dr. Karlão.

A vice-prefeita, Mirceia Ângela, que também é professora, fez uso da palavra onde destacou que a educação lisboense, ao longo dos últimos quatro anos foi marcada por avanços. Mircéia parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Os avanços na nossa educação ao longo de 4 anos é algo que não se pode negar. Desde já, meus parabéns a todos que compõem nossa secretaria de educação, na pessoa do nosso secretário, Marcone Rodrigues”, parabenizou.

Publicidade

Mircéia falou sobre a elevação dos últimos índices na educação de Santo Antônio de Lisboa, aproveitando o ensejo para enaltecer o trabalho dos profissionais da secretaria. “Elevamos nossas médias em todas as esferas avaliativas da educação pública. Enquanto docente, mediadora de conhecimentos e informações, fico extremamente orgulhosa. A perspectiva, hoje, é de melhorar ainda mais. Temos um quadro de colaboradores excelentes na educação do no nosso município, seja no setor da docência, bem como de colaboradores técnicos, independentes das suas funções. A educação está interligada diretamente com todas as outras áreas da nossa sociedade, e por isso é tão importante, os momentos como o de hoje: de interação, explanação e inclusão. A minha satisfação e o meu comprometimento como representante da minha classe de forma direta, junto ao executivo municipal me faz ampliar a visão de crescimento e possibilidades de direitos além da execução dos nossos deveres ainda com mais precisão”, disse.

Mircéia alertou a sociedade para maior presença na vida educacional, bem como chamou atenção para que a família esteja de forma mais presente. “Convido a sociedade a ser mais presente na nossa educação, sobretudo, a família precisa também estar presente na escola. A educação liberta, mas ela não é sozinha. É uma costura entre a família, a escola e a sociedade em geral. Vamos abraçar nossos alunos, nossos filhos e filhas, nossos cidadãos, para que tenhamos ainda mais êxito em tudo o que nos propormos fazer pela educação do nosso município. Quando investimos em educação, de imediato aliviamos tensões de outros setores que competem ao poder público. Cada um de nós façamos a sua devida parte, e juntos, que possamos crescer e ajudar a desenvolver cada vez mais o nosso município”, concluiu a vice-prefeita Mircéia.

O secretário de Educação, Marcone Rodrigues, durante pronunciamento declarou satisfação em presenciar os profissionais participando da jornada.

“Sou grato aos quatro anos de gestão do prefeito Wellington Carlos que me proporcionou estar à frente dessa pasta, ao apoio que deu à nossa educação e era uma preocupação que eu tinha quando recebi o convite do prefeito Karlão. Nesses quase dois meses de gestão temos apoio da prefeitura e isso ele nos tranquiliza. Administrar uma pasta que recebe recursos federais e ao longo do tempo vêm caindo, ficamos muito dependentes da gestão municipal. Todos os pedidos que fizemos à prefeitura foram atendidos […] falar desse encontro foi uma grande dificuldade de como seria realizada a jornada pedagógica por conta da pandemia. Foi muita preocupação em relação a isso e também agora com o decreto do governo estadual […] sempre no evento a gente procura inovar e queria mais uma vez agradecer a vocês. Pedir que aproveitem esse momento para refletir”, destacou.

“O ano passado fomos pegos de surpresa por conta da pandemia. As aulas remotas já começaram praticamente no segundo semestre, sem muita organização, porque ninguém entendia bem o que estava acontecendo e quando ia acabar. Esse ano começou também da mesma forma e vimos a necessidade das aulas remotas. Agora a gente sabe com o que estamos lidando. Vamos ter algumas mudanças mas não se preocupem porque teremos suporte necessário para se adequar. Peço mais uma vez o apoio e agradeço de coração a todos. Muito obrigado!”, disse o secretário de Educação Marcone Rodrigues agradecendo a toda equipe da secretaria pelo empenho e dedicação.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Kelvane Leal, afirmou que a secretaria está a prestar o apoio necessário, haja vista que o tempo de pandemia requer solidez psicológica.

“A equipe é muito responsável e competente. Tenho certeza que crianças e adolescentes foram contemplados com essa dádiva. Muitos lisboenses se destacaram no estado e no país em áreas como a literatura, saúde e tantas outras. Venho aqui para confirmar a parceria das secretarias do município. A nossa está de porta abertas e também acredito que todas estão. No que for preciso nosso centro funciona aqui ao lado. Precisamos estar alinhados, falando a mesma língua, juntos com o mesmo propósito que é a Educação Pública de qualidade que nosso município sempre teve e terá porque somos um povo responsável e comprometidos em tudo que assumimos. Nessa gestão não será diferente. Desejo uma boa jornada para vocês e que Deus nos abençoe”, finalizou a secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa.

Palestras 

No primeiro momento, após pronunciamento das autoridades, foi ministrada a palestra motivacional pela psicóloga Dra. Graça Moura que abordou o tema A arte de educar está nas mãos do fazer de cada um. Formada pela Universidade Federal de Pernambuco com formação em comportamento institucional, falou sobre acontecimentos da atualidade que estão sendo vistos em todo mundo.

A incidência de estresse em crianças foi um fator destacado pela profissional. Dados de um levantamento do Projeto Fique Bem aponta que, entre as crianças de 6 a 11 anos que participaram da pesquisa, 55,8% demonstraram nível de estresse alto; 38,5%, moderado. Dessas crianças, 23,5% indicaram que não estão sabendo lidar com esse estresse. Entre os adolescentes, 74% também apresentaram algum nível de estresse, com 11% deles reconhecendo que não estão conseguindo administrar bem a situação.

Publicidade

Graça Moura recomendou que “precisamos trabalhar o estresse ao novo favor”.

Durante a ocasião a psicóloga recomendou a necessidade de fazer um autorretrato de si e promover a mudança no que for preciso. Dentre outros fatores citados pela psicóloga que assolam a humanidade em órgãos públicos, privados, entre crianças, jovens e adultos, destaca-se também: postura de revolta e agressão, desagregação, falta de confiança, insegurança, climas pesados, proliferação de comportamentos anti-éticos, seres absolutamente desumanizados, deformação de caráter.

“Já se viu uma época para falar mais de ética do que essa?”, questionou.

Sobre os pontos citados acima, Dra. Graça Moura, falou sobre a proliferação de comportamentos anti-éticos. “Queremos ética no trato conosco. Existem seres absolutamente desmotivados e desumanizados. Precisamos entender a necessidade de mudar isso porque se não estaremos com o caráter deformado. Hoje existem pessoas assim e isso é lamentável”, alertou questionando. “Que sociedade é essa que construímos tão incapaz de fomentar valores básicos como respeito e valorização da vida?”

A psicóloga falou sobre família e salientou que é uma base de formação de caráter pessoal que reflete ao longo da vida. “É na família que nós aprendemos os valores de nossa classe social e a forma de resolução de todo e qualquer conflito e, a gente vai repetindo ao longo de várias gerações. É na família que começa tudo. Ela é como lugar de proteção, de afeto”, apontou.

Publicidade

A profissional falou que durante o tempo que exerce já ouviu relatos de pessoas que declaram não conseguir esquecer de atos cometidos por pais ou mães.

Outra recomendação como fator primordial segundo mencionou durante a palestra é o ato de acolher, o acolhimento. “Acolher é a palavra-chave e estabelecer relações, porque somos seres gregários por natureza. Nós precisamos efetivamente uns dos outros”, orienta a psicóloga.

Professora do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco Chagas Rodrigues, Cleidinar Rocha, assistiu a palestra e deu seu ponto de vista sobre o que foi trabalhado.

“Todo conhecimento é válido. A palestra foi importante porque é uma forma de motivar o profissional, pois essa pandemia foi complicada e pegou todos de surpresa. Como ela disse, temos que buscar motivações para inovar porque a gente precisou bastante se adaptar à nova rotina. Essa motivação depende muito de nós e temos que se adaptar ao novo […] Ela é uma ótima profissional”, destacou a professora Cleidinar que também exerce o cargo de diretora da Escola Estadual Maria de Carvalho.

Segundo momento

Publicidade

No período da tarde foi ministrada palestra com a professora Joselma Gomes. Pedagoga e especialista em psicopedagogia e atendimento especializado, trabalhou sobre Estratégias pedagógicas e técnicas para o ensino remoto.

Na ocasião foi explanada a importância do ensino híbrido e do ensino remoto, considerando como uma proposta inovadora para a educação, visto que permite a aplicabilidade de metodologias ativas para o protagonismo dos alunos. Foram também apresentadas estratégias de mídias informativas no ensino remoto.

Programação da Jornada Pedagógica

A programação da jornada pedagógica prossegue na sexta-feira, dia 26, às 08h30min com reunião pedagógica do Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues. À tarde, haverá reunião da Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva com todos os professores da Educação Infantil das demais escolas que oferecem a modalidade.

A continuação será na segunda-feira, dia 1º de março, às 08h30min, com reunião pedagógica das escolas Unidade Escolar Antônio Sabino da Silva, U. E. Manoel Batista de Carvalho e U.E. Padre João Pedro.

Publicidade

À tarde, às 14h30min haverá reunião pedagógica da U. E. Antônio Calixto da Silva e U.E. João Rodrigues de Almeida.

Rede Municipal de Educação

A rede de educação de Santo Antônio de Lisboa é composta por sete escolas: U. E. Antônio Calixto da Silva (bairro Xique Xique), U.E. João Rodrigues de Almeida (bairro Acampamento), Unidade Escolar Antônio Sabino da Silva (povoado Carvalhos), U. E. Manoel Batista de Carvalho (povoado Torrões), U.E. Padre João Pedro (povoado Sítio Salvado), Creche Municipal Daysa Régia de Sousa Silva (bairro Xique Xique) e Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues (Centro do município).

Início das aulas

As aulas estão previstas para iniciarem no mês de março em caráter remoto devido à pandemia da Covid-19. O número de alunos matriculados até o momento é de aproximadamente 700.

Publicidade

Após a jornada pedagógica, as equipes irão realizar o Busca Ativa Escolar que tem como finalidade identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e ajuda-los a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvido o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências, para apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de cada criança e cada adolescente em situações de calamidade pública e emergências, tais como pandemias – a exemplo da causada pela Covid-19, desastres naturais e outras.

A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

Presenças

Estiveram presentes na jornada pedagógica, o prefeito Dr. Karlos Leal; a vice-prefeita, Mirceia Ângela; os secretários Marcone Carvalho (Educação), Kelvane Leal (Assistência Social), Karla Leal (Finanças), Marciana Regina (Saúde); a coordenadora de ensino, Valênia Almeida; as coordenadoras pedagógicas: Ana Maria, Dayane Ferreira, Francisca Maria, Lione Sousa, Maria Rozimary e Romana Olívia; a supervisora de Ensino, Cleinha Veloso; Maria Queline e Vânia Lemos (Apoio Pedagógico); Marcos Joaquim (Auxiliar Administrativo) e Simone Carvalho (Nutricionista).

Publicidade

Veja fotos da jornada pela manhã e logo depois imagens do período da tarde

Veja fotos da tarde 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS