Connect with us

DESTAQUES

Ocupação nas UTIs para Covid-19 chega a 40% no Piauí; no HGV, taxa avança a 85%

Publicado

em

A taxa de ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTIs) e salas de estabilização para tratamento de pacientes com sintomas mais graves de Covid-19 no Piauí é de 40%. O número foi atualizado na tarde desta terça-feira (12) pelo secretário estadual de saúde Florentino Neto, em entrevista à TV Clube.

“Estamos acompanhando essa operação, a cada momento temos novos números e avaliamos a situação. Temos 259 leitos disponíveis com respiradores, 220 são de terapia intensiva e 39 de estabilização. Nesse momento, 104 leitos ocupados, algo em torno de 40%”, detalhou Florentino.

O valor teve uma redução quando comparado aos números de segunda-feira, quando atingiu o percentual de 43%. Contudo, houve uma aquisição do estado de 10 novos leitos de UTIs da rede privada que foram alugados e passaram a ser incorporados à rede pública de saúde do Piauí.

“Ontem tivemos mais 10 leitos privados, que o estado fez a alocação, que são leitos da ProntoMed que estão incorporados à operação da Covid. Além de leitos alugados, continuamos com a chamada pública aberta, qualquer hospital privado com o interesse de disponibilizar leitos ao estado poderá eletronicamente aderir à chamada pública para qualquer um se manifestar e possamos contratar esse leito”, explicou o secretário.

HGV tem 85% de ocupação

No Hospital Getúlio Vargas, 85% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão ocupados com pacientes com Covid-19. Segundo o diretor-geral Gilberto Albuquerque, a situação é “preocupante”.

Publicidade

Dos 20 destinados para a Covid, 17 estão ocupados no HGV. No hospital, há outros 20 leitos de UTI destinados a procedimentos pós-operatório.

“Foi uma mudança absurda nas últimas semanas para cá, estávamos trabalhando praticamente o mês todo de abril com 30 a 40% de ocupação, porque começamos a trabalhar muito antecipadamente, deixamos leitos exclusivos desde o final de março. De repente, os casos começaram a aumentar e hoje nós estamos com 85% dos leitos ocupados, daí a necessidade de ampliação”, informou o coordenador das UTIs do HGV, Caubi Medeiros.

Situação do interior

Em Picos, das sete UTIs para Covid-19, três estão ocupadas com pacientes, além disso, uma criança de cinco meses com suspeita da doença e está em acompanhamento.

Em Floriano, a ocupação é de 30% dos leitos de UTIs. Dos 10 leitos específicos, três estão internadas, mas ainda não há confirmação se esses pacientes têm Covid-19. O Hospital Tibério Nunes aguarda o resultado de exames. Em Parnaíba, no Hospital Dirceu Arcoverde, são 15 UTIs e 10 delas estão ocupadas.

“O que nós temos nesse momento é uma ocupação que está em torno de 40%, para alcançar essa taxa, tivemos que incorporar novos leitos. O numero cresce a cada dia, de forma exponencial, temos que reforçar as medias de isolamento social para se manter um nível de transmissibilidade menor do vírus”, disse Florentino sobre a perspectiva.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS