ESPORTES
Piauí terá seis atletas do badminton no Pan e Parapan-Americanos no Chile

A convocação oficial pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBD) dos atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, aconteceu na última sexta-feira (29). Como era de se esperar, os piauienses dominaram a lista e entre os oito convocados, cinco são do estado – Fabrício Farias, Sâmia Lima, Sânia Lima, Jaqueline Lima e Juliana Viana. No Parapan, a lista brasileira tem a piauiense Auricelia Nunes totalizando seis representantes do estado.
Os piauienses, estarão presentes no Pan-Americano na categoria individual feminino, com Juliana Viana, atual 60ª do ranking mundial e Sâmia Lima, na posição 176 do ranking mundial. Na categoria duplas masculinas teremos Davi Silva ao lado do piauiense Fabrício Farias, 81º parceria do ranking internacional. Nas duplas femininas, o Brasil terá duas parcerias. As duas 100% piauienses com – Jaqueline Lima e Sâmia Lima, 49ª dupla mundial, Sânia Lima e Juliana Viana, 61ª do mundo.
Nas duplas mistas, aparecem Fabrício Farias e Jaqueline Lima, 52ª do ranking e Davi Silva e Sâmia Lima, estão em 54º do ranking mundial. Na categoria individual masculino, o brasil será representando por Ygor Coelho (45º) e Jonathan Santos (60º), ambos paulistas.
Todos os atletas brigam diretamente também por vagas nos Jogos Olímpicos e a convocação para o Pan comado a um possível pódio dará pontos cruciais nessa corrida olímpica em que atualmente apenas Juliana Viana está ranqueada.
Os Jogos-Pan Americanos acontecem entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile. Além do badminton, o Piauí terá representante no atletismo, com a velocista Letícia Lima que irá disputar os revezamentos junto a seleção.
Superar os pódios do Pan-Americano 2019
No Pan-Americano do Peru, realizado no ano de 2019 o Brasil voltou com ao total cinco medalhas. Os irmãos piauienses, Fabrício e Francielton Farias ganharam o bronze nas duplas masculinas. Fabrício Farias e Jaqueline Lima também levaram o bronze nas duplas mistas. Nas duas duplas femininas levaram o bronze Jaqueline Lima com Sâmia Lima. Além dos piauienses teve bronze para Tamires Santos ao lado de Fabiana Silva; Ouro na simples masculina para Ygor Coelho.
Parapan-Americano
Auricelia Nunes
A piauiense Auricelia Nunes está na lista final da seleção brasileira de parabadminton. A atleta que é natural do estado, mas nos últimos anos treina no Pará. Onde recebe suporte publico e nos últimos tem figurado sempre nas convocações da seleção, que será a primeira disputa da piauiense em um Parapan-Americano. A atleta briga para estar nos Jogos Olímpicos de Paris-24.
“Eu estou muito feliz com essa convocação. Agora é seguir treinando, ter foco no que eu quero e seguir correndo atrás desse sonho”, narrou Auricelia Nunes, atleta da seleção.
Fonte: Cidade Verde | Fotos: Divulgação redes sociais
-
Jaicós3 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina7 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’