Connect with us

GERAL

Crianças em tratamento que moram em hospital encontram Papai Noel pela 1ª vez no Piauí

Publicado

em

Cinco crianças diagnosticadas com Atrofia Muscular Espinhal (AME), que moram no Hospital Infantil Lucídio Portela, foram liberadas pela primeira vez para visitar um ambiente externo. A saidinha de Natal não poderia ser por mais especial: os pequenos pacientes foram conhecer o bom velhinho em um shopping de Teresina.

A doença AME atinge os neurônios dos bebês e se caracteriza por ser uma condição progressiva e degenerativa que afeta a capacidade de caminhar, comer e até de respirar.

O médico Vinícius Nascimento, diretor Hospital Infantil, contou que a equipe hospitalar trabalha diariamente e vem fazendo melhorias ao longo dos anos para humanizar cada vez mais o tratamento desses pequenos pacientes.

“É um dia importante, porque a gente consegue levá-las para um ambiente externo pela primeira vez, e assim conseguimos mostrar que com os cuidados e a estrutura que está sendo dada é possível elas irem para suas casas. É um momento que é um presente de Natal, mas mais do que isso, é uma política de desospitalização”, comentou o médico.

Crianças em tratamento de saúde realizam sonho de conhecer o Papai Noel

Publicidade

Pelas inúmeras limitações que a doença afeta nas crianças, esses pacientes são obrigados a morar no hospital, assim como suas mães. Maria Beatriz Barros é mãe de Bernardo, de 3 anos, diagnosticado com AME. Os dois moram no Hospital Infantil.

Bernardo é uma das cinco crianças que vivem na rotina hospitalar. Sua mãe contou que apesar da doença seu quadro é estável e graças a equipe médica, o pequeno recebe todos os cuidados necessários.

“O dia a dia aqui é muito legal para ele. A equipe cuida muito bem dele, um atendimento diferenciado com cada criança, de cuidado, de amor, e proteção. O meu filho, graças a Deus, é uma criança estável, apesar de a doença ser progressiva, apesar de ser uma doença rara, mas ele tem muitos cuidados”, disse Maria Beatriz.

Crianças em tratamento que moram no Hospital Infantil conhecem Papai-Noel pela primeira vez no PI  — Foto: Reprodução

Crianças em tratamento que moram no Hospital Infantil conhecem Papai-Noel pela primeira vez no PI — Foto: Reprodução

O passeio natalino foi organizado por toda a equipe médica e é bastante aguardado pelas famílias. Além de ser a primeira vez que as crianças ultrapassam as paredes hospitalares, elas vão conhecer o o Papai Noel.

O destino é um shopping de Teresina. Todo o percurso até o estabelecimento foi feito de ambulância com os devidos cuidados e prevenções. Durante a viagem já se notava os olhinhos atentos e curiosos das crianças.

Publicidade

“Hoje que é Natal, a gente tá mais sensível ainda com isso. Então nosso pensamento foi esse: levar alegria não só para essas crianças, mas também para as famílias que vão poder sair e socializar. Essas crianças não saem, eles não veem o sol, nunca saíram do hospital. Então pensamos nisso de ir ver a árvore de natal e encontrar o Papai Noel”, contou a pediatra Lorena Mesquita.

A paciente Janaína, de 2 anos, também conheceu o Papai Noel, mas o encontro mais esperado pela família foi com o seu irmão mais novo pessoalmente. Desde que nasceu, a menina nunca viu o irmão por conta do estado delicado de sua doença, mas com a saidinha de Natal o encontro aconteceu.

“É um momento que a gente sempre pediu a Deus, porque ela tem dois anos e 11 meses e até então nunca tinha conhecido o irmão mais novo pessoalmente, por conta das normas do hospital e por conta desse setor agravante da Covid-19. Mas eu sempre acreditei que a gente teria esse momento, porque temos muita fé e nunca baixamos a cabeça”, disse emocionado o pai das crianças, o lavrador Francisco Lima.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS