Connect with us

GERAL

Governo Federal altera dados oficiais do Bolsa Família

Publicado

em

O Governo Federal alterou dados oficiais do programa Bolsa Família. Os dados públicos, que estavam disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento, eram referentes a dezembro de 2014 e julho de 2015. O link para a consulta foi retirado do ar depois que a revista Veja publicou uma reportagem questionando o motivo do desaparecimento, os dados reapareceram.

De acordo com a Veja, no site do Ministério do Planejamento existia um link que direcionava para o site da Caixa Econômica Federal, onde podia se consultar o número oficial de famílias que recebiam beneficio. Os dados divulgados foram utilizados para fazer a matéria. Os dados mostravam um total de 13 221 128 famílias beneficiadas.

Imagem: DivulgaçãoOs dados foram alterados após matéria publicada pela Veja. (Imagem:Divulgação)Os dados foram alterados após matéria publicada pela Veja.

Na quarta-feira (16), depois de ficar fora do ar por algumas horas, o site da Caixa Econômica Federal voltou exibindo um resultadp diferente. De acordo com a nova informação, os beneficiários em julho eram de 13 8273 69. Com essa nova alteração, os dados continuam estáveis em vez de diminuir.

Explicação

O governo divulgou uma nota na segunda-feira (14) contestando a reportagem da Veja, e depois de algum tempo, os dados das pessoas beneficiadas com o Bolsa Família foram alterados.

Corte de gastos

Para diminuir os gastos, o governo federal fez o Bolsa Família sofrer neste ano um profundo corte. Alguns dados informaram que 2015, 782.313 famílias deixaram de receber o benefício.

O Programa Bolsa Família

Publicidade

O programa foi criado para ajudar famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

Novas Regras

Pescadores que recebem o seguro-defeso (pago no período de procriação dos peixes) também são impedidos de receber o Bolsa Família. A proibição surgiu após portaria criada pelo governo federal no mês de maio. Isso atingiu principalmente cidades que vivem basicamente da pesca, como Saubara (BA), que teve corte de quase 70% dos beneficiários do programa.

 

GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS