Connect with us

GERAL

JAICÓS | Programa Criança Feliz entrega lembrancinhas a crianças assistidas em comemoração ao natal

Publicado

em

O programa Criança Feliz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, mesmo em meio a pandemia, seguiu realizando, durante todo este ano, o acompanhamento dos usuários assistidos pelo referido programa no município de Jaicós.

Adaptando-se ao momento vivenciado, desde o inicio da pandemia as atividades estão sendo realizadas de forma remota, utilizando as redes sociais, grupo de whatsapp, contato por telefone, vídeo chamadas, entregas de atividades e materiais lúdicos e educativos.

As famílias impossibilitadas de acompanhar as atividades através de plataformas online, recebem visitas quinzenais. “Para as famílias que não tem acesso a telefone nem internet as visitadoras realizam as visitas de forma quinzenal levando orientações e atividades para as famílias realizarem com as crianças, mantendo todos os cuidados necessários” informou a coordenadora do programa, Ana Gabriela.

Neste mês de dezembro, além das demais ações, foi feita também mais uma entrega de atividades a serem realizadas pelas crianças durante o mês, e, em comemoração ao natal, os pequenos ainda foram presenteados com lembrancinhas especiais.

A entrega foi realizada pelas visitadoras, que também levaram mensagens desejando um feliz natal e um novo ano de alegrias para as famílias atendidas.

Ana Gabriella, disse que durante este ano, a equipe teve que se reinventar para conduzir o atendimento as famílias. “Estamos finalizando um ano atípico e no decorrer do ano nós tivemos que nos reinventar, pois a Assistência Social e o atendimento à população em estado de vulnerabilidade são atividades essenciais, então preservamos o atendimento às famílias acompanhadas pelo Criança Feliz. O atendimento passou a ser realizado de forma remota, sendo o nosso primeiro desafio. As visitadoras começaram a gravar vídeos com informações e orientações importantes e também demonstrando como as famílias podem realizar os estímulos com as crianças em casa, utilizando materiais e objetos simples que todos tem em suas residências” relatou ela.

Publicidade

Outro desafio enfrentado, foi a falta de acesso à internet por parte de algumas famílias, tendo a equipe realizar as visitas domiciliares, adotando os cuidados exigidos devido a pandemia. “Foram criados os grupos no Whatsapp para enviar os conteúdos produzidos e as famílias escolheram o melhor dia e horário para as visitadoras entrarem em contato para realizar o atendimento individual, mas tínhamos outro problema, muitas famílias não tem acesso a telefone e nem a internet e não poderiam ficar sem atendimento, então decidimos continuar o atendimento com essas famílias realizando as visitas domiciliares e adotamos todas as medidas de segurança exigidas pela OMS”.

De acordo com a coordenadora, no início, algumas famílias tiveram dificuldade de adaptação, mas posteriormente o trabalho foi evoluindo e passou a ter um retorno positivo. “No início percebemos as famílias desanimadas com a nova forma de atendimento, mas com o passar do tempo perceberam que era a melhor opção para preservar a saúde de todos. Então seguimos utilizando as novas estratégias e graças a Deus está dando tudo certo. Depois que são enviados os vídeos com sugestões de estímulos recebemos de volta o feedback das famílias realizando as atividades com a criança e essa é a nossa maior satisfação” finalizou.

No município de Jaicós, 200 famílias integram o programa Criança Feliz, que tem suas atividades desenvolvidas através da equipe formada pela supervisora Ana Gabriella de Carvalho Oliveira e visitadoras Anaclete Anália da Silva Araújo, Francisca de Assis Luz Lemos, Maria da Conceição Félix de Oliveira, Cleydiane Evangelista Costa, Adenilza Sousa dos Santos e Carla Laryce de Carvalho Veloso.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS