Connect with us

GERAL

PICOS | Secretaria de Saúde disponibiliza Busca Ativa em 10 unidades básicas

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a de Picos, ampliou a rede de busca ativa no município e agora conta com 10 unidades básicas de saúde que atendem ao programa, que visa a localização e tratamento precoce das pessoas infectadas com o coronavírus.

Segundo Ionara Holanda, coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Picos, o programa surgiu para somar nas ações municipais no que tange o controle da doença.

“O programa busca ativa é resultado de uma parceria entre Sesapi e Saúde de Picos, onde o Estado disponibiliza testes para que as equipes de Saúde da Família de Picos possam estar realizando na população. Esses testes são aplicados tantos nos pacientes suspeitos quanto nos familiares daqueles que foram confirmados. Esse programa é muito importante porque vem para somar nas ações municipais, aumentando a oferta de testes rápidos da nossa rede de saúde” explicou ela.

Ionara Holanda

Antes o programa contava apenas com as UBS’s Belinha Nunes, Ipueiras, Junco, Canto da Várzea e Boa Vista. Agora foram acrescidas as da Aerolândia, Cecília Neri, Belo norte, Pedrinhas e Paroquial.

“É importante frisar que a Secretaria Municipal de Saúde está buscando meios de ampliar cada vez mais a oferta de testes nessas unidades básicas. A população também deve estar ciente de que o teste é apenas uma das ações mais necessárias e de que o mais importante é manter as medidas preventivas e que logo no início de qualquer suspeita já deve procurar o atendimento na UBS mais próxima, para que haja direcionamento a esse paciente sobre se é um caso leve, grave, se vai ser tratado em casa ou precisa de encaminhamento para o hospital”, destacou a coordenadora.

Publicidade

Ela frisou que o paciente não deve jamais ficar doente em casa sem procurar ajuda médica e que, após diagnosticada a doença, equipes de saúde do município mantêm contato diário com as pessoas positivadas para acompanhar estado de saúde destas, quanto aos sinais e sintomas de gravidade. “E, após o isolamento, possa apresentar o critério de cura para que aquele paciente possa retomar as suas atividades”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS