Connect with us

GERAL

Polícia Militar de Pio IX ministra palestra para alunos sobre riscos do consumo de drogas lícitas

Publicado

em

Policiais do Grupamento de Polícia Militar da cidade de Pio IX ministraram palestra nesta quinta-feira, 13, na Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar. O GPM tem à frente no comando, o sargento Nobre.

Dois temas foram abordados durante o evento. O primeiro sobre “Malefícios do uso de drogas lícitas como o álcool e cigarro”. O segundo tema trabalhado pelos policiais tratou da “Preservação do patrimônio escolar”.

O comandante da PM de Pio IX, destacou que ações dessa natureza são sempre importantes como forma de orientação. Ele parabenizou a equipe docente pela iniciativa.

A diretora da escola, Auriceir Sousa, agradeceu aos policiais por atenderem o pedido e repassar conhecimentos e orientações de temas tão importantes para a comunidade estudantil.

“Queremos agradecer a Polícia Militar de Pio IX através do sargento Ricardo e da cabo Myrelle, que prontamente aceitaram o nosso convite para vir à escola, ministrando uma palestra maravilhosa e enriquecedora, com temas de grande relevância para a comunidade escolar. Estamos honrados por essa oportunidade”, agradeceu. “Agradeço ao GPM de Pio IX pela colaboração”, concluiu a diretora.

Pesquisas mostram como é assustador o número de crianças e adolescentes que têm o primeiro contato com o álcool e o cigarro, ao ver familiares e amigos consumindo no convívio familiar, o que desperta a curiosidade e o desejo para dar o primeiro gole e acender o primeiro cigarro.

O uso precoce dessas drogas lícitas se tornam perceptíveis e passa a interferir diretamente no convívio familiar, escolar e social e em alguns casos agem como porta de entrada para o uso de drogas ilícitas.

IBGE

Cerca de 63,3% dos estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram bebida alcoólica e mais de um terço deles (34,6%) provou pelo menos uma dose antes de completar 14 anos, de acordo com a públicação de outubro de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

As meninas são mais expostas a essa iniciação precoce: 36,8%, contra 32,3% entre os meninos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgadas pelo IBGE.

A pesquisa retrata a saúde de estudantes de todas as regiões do país e traz temas como violência, saúde mental e uso de drogas. Os dados se referem à realidade dos jovens antes da pandemia de Covid-19, cujas medidas de isolamento social e distanciamento físico do ambiente escolar podem ter agravado a situação.

A pesquisa também mostrou que 22,6% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram cigarro e, nesse indicador, não houve diferença significativa entre meninos (22,5%) e meninas (22,6%). Cerca de 11,1% dos escolares nessa faixa etária haviam fumado antes de completar 14 anos. Assim como em relação à bebida, a PeNSE também averiguou junto aos adolescentes o consumo atual de cigarros. Cerca de 6,8% dos estudantes haviam fumado nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa, sendo o consumo atual maior no Sul (8%) e menor no Nordeste (4,7%).

Veja as imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS