Connect with us

GERAL

União Umbandista de Picos realiza caminhada pela paz

Publicado

em

A União Umbandista de Picos realizou na manhã desta segunda-feira (13) a 6ª Caminhada em prol da paz na cidade. Diversos representantes de centros umbandistas, inclusive de outras cidades, participaram do ato.

De acordo com Edmar Ferreira, assessor técnico da Coordenação de Direitos Humanos, há seis anos a associação promove o ato a fim de, também, quebrar estigmas em torno do que se trata a umbanda.

“A União é uma associação local que congrega os terreiros de umbanda da cidade. A prefeitura entrou com seu apoio através da Coordenação de Direitos Humanos dando esse apoio desde sua primeira edição, desde que foi articulada a criação a lei onde foi instituído o dia 13 de maio como Dia da Umbanda. Então, todo ano é realizada essa caminhada para dar visibilidade a essa religião que é segregada, que é discriminada e para mostrar esse diferencial para a população. Precisamos quebrar esse paradigma e todo esse mito de que é algo ruim, de que é algo do mal e mostrar exatamente o contrário, que somos paz e amor. Estamos aqui propagando o bem para todos”, disse o assessor técnico da CDH.

Edmar Ferreira pontuou também que, com o passar dos anos, mesmo que em pequena escala, as pessoas começaram a enxergar a umbanda com outros olhos, como uma religião que merece respeito e deve ser valorizada pelo seu contexto histórico.

“A gente observa a partir dos olhares das pessoas, do comportamento, a mudança aos poucos dessa visão que elas têm sobre a umbanda. Observamos desde a primeira caminhada quando elas viam as pessoas passando e, de lá para cá, a gente percebe que tem mudado. As pessoas já acompanham, tiram fotos, se concentram no local junto aos umbandistas, ficam nos arredores. Então é possível ver uma mudança das pessoas. Combater a discriminação sofrida é nosso maior alvo. Já tem mudado muito, mas muito mais precisa ser feito.A ignorância gera mitos e é o que vemos muito em relação à umbanda. Muitas pessoas passam a acreditar sem verificar melhor as fontes. Nunca foram a uma cerimônia. Acham que umbanda tem a ver com maldade, demônios, mão não. Umbanda é a união entre espiritismo, catolicismo e religiões de matriz africanas. Até os santos da igreja católica são santificados e usados com outros nomes na Umbanda. Quem for em um terreiro de umbanda vai encontrar lá as mesmas imagens que têm na Igreja Católica”, disse ele.

Publicidade

Após a caminhada, os umbandistas se concentraram em frente ao Museu Ozildo Albano para tomarem um café da manhã.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS