Connect with us

Alagoinha do Piauí

Reconstrução do SUAS é discutido na 6ª Conferência de Assistência Social de Alagoinha

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (10), a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

A conferência visa avaliar as políticas de Assistência Social e definir metas para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A palestra foi realizada no auditório do CRAS. Na ocasião, as autoridades foram convidadas para comporem a mesa de honra, entre elas a secretária Municipal de Educação, Anatália Rocha, que representou o prefeito Jorismar Rocha.

Logo após, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ananias Sá, declarou aberta a conferência.

“É tempos que se aproximam de poder vislumbrar a saída da desproteção social, para eixos de proteção. Esses momentos são únicos, onde juntos podemos unir nossas propostas em busca de um novo SUAS”, disse.

Em seguida a palestra foi iniciada pela conferencista, assessora técnica do município e assistente social, Ângela Bezerra, que trabalhou propostas para melhorar as políticas de Assistência Social.

“Hoje a gente discutiu a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Nós abordamos a respeito dos cinco eixos, o financiamento do SUAS, controle social do SUAS, articulação do SUAS, o sistema do SUAS, os benefícios, a transferência de renda, principalmente pontuando os novos paradigmas, os novos modelos que nós queremos, trazendo uma discussão ampla sobre o papel da união do Estado e do município. Protagonizando as responsabilidades, proporcionando ao município um novo viver desse SUAS, trazendo um sistema onde a gente possa pensar nos serviços, nos programas e nos projetos. O direito está vinculado ao desenvolvimento social, trabalhando os entes federados, pontuando os sistemas de forma articulada.”, afirmou.

Durante a palestra, foram debatidos cinco eixos, sendo eles:

Publicidade
  • Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistencias, contemplando as espeficidades regionais do país;
  • Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
  • Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
  • Eixo 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
  • Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

No uso da fala, Maria de Lourdes, secretária de Assistência Social, enfatiza a importância da conferência.

“Essas reuniões são importantes para que a gente venha reivindicar, correr atrás do que a gente precisa, para que a Assistência Social possa funcionar e atender de maneira completa. Através desses encontros conversamos, pedimos, apresentamos propostas e assim podemos alcançar nossos objetivos, que é trabalhar e conseguir as metas da nossa população. Agradeço a todos vocês que estão aqui, sou grata a nossa equipe que está sempre pronta para fazer esse momentos acontecerem. Meu muito obrigada.”, disse.

Credenciamento

No momento seguinte, houve a eleição dos delegados, que vão representar o município na XV Conferência Estadual, prevista para acontecer nos meses de agosto e outubro de 2023. Foram eleitos seis delegados: Luana, Velta, Bricia, Vânia, Mayara e Ducilia.

Ao final da conferência foi realizado a entrega dos certificados à todos que participaram.

Membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS