Connect with us

Belém do Piauí

Em Teresina, prefeito de Belém do Piauí participa de ato contra redução dos repasses do FPM

Publicado

em

Mais de 200 prefeitos do estado Piauí participaram nesta quarta-feira, 30 de agosto, da mobilização “SEM FPM NÃO DÁ!”, em Teresina, em busca de soluções para as dificuldades financeiras encontradas pelos municípios.

A mobilização municipalista foi organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), que tem como presidente, o prefeito Toninho de Caridade, e dentre os presentes na manifestação, está o prefeito de Belém de Piauí, Ademar Carvalho, que busca soluções para quedas das receitas do município.

O momento teve início com a concentração em frente a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) e, logo em seguida, os gestores seguiram para a parte interna da Assembleia Legislativa do Piauí, onde participaram de reunião com a bancada de deputados estaduais.

Clique aqui e veja fotos da mobilização!

Dentre as principais pautas levadas pelos gestores piauienses estão as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, Ademar Carvalho, comentou sobre as preocupações com relação a queda de receitas de Belém do Piauí e ressaltou que o município se mantém em dias por conta da administração responsável e organizada.

“A nossa preocupação está relacionada a queda do Fundo de Participação dos Municípios, embora tenhamos uma gestão muito responsável e organizada, como estou no quarto mandato, tenho a experiência e sempre me preparei quando há mudança governo, então a nossa preocupação maior é com as quedas constantes nos repasses”, frisou.

Publicidade
Ademar Carvalho (A esquerda da foto)

Ademar Carvalho ainda destacou que pela organização da sua gestão, o município tem a garantia que se manterá em dias por este ano, mas há uma preocupação com relação ao ano de 2024.

“Em Belém do Piauí, por este ano, pela nossa organização, temos a folha de pagamento garantida, mas a preocupação é para o ano que vem, então tem que ter uma solução do Governo Federal para que possa ajudar os nossos municípios”, afirmou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação as quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanha, 31. “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS