Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Expocaboclos completa 13 anos, atrai multidão, fortalece cadeia produtiva e movimenta a economia em Caldeirão Grande

Publicado

em

Caldeirão Grande do Piauí por mais um ano foi destaque no Piauí e no Nordeste pela realização de uma grande exposição e feira de ovinos e caprinos do município, que leva o nome de Expocaboclos, em alusão ao nome da comunidade onde acontece, o Sítio Caboclos.

O evento é realizado no Parque de Exposições da comunidade, em uma área de cerca de 4 hectares situada na zona rural do município, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP), e já faz parte do calendário de eventos do segmento no Nordeste brasileiro.

Este ano, a Expocaboclos completou 13 anos de história. A cada edição, o evento se destaca no cenário pela sua grandeza, seja pelo número de animais em exposição, comercialização ou participação nos concursos, pelo volume de vendas, pelo nível dos shows e o número de visitantes, e por aquecer a economia local, gerando emprego e renda para centenas de pessoas.

Em 2023, segundo a organização, mais de 1 mil animais passaram pelo parque, números que fazem da Expocaboclos a maior do segmento de caprinos e ovinos do Piauí. Somente os animais selecionados e inscritos para os concursos em pista, foram mais de 650 animais de cinco raças, Anglo Nubiana, Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer.

Os concursos eram reconhecidos pelas Associações nacionais e válidos para o campeonato brasileiro das respectivas raças. Cinco renomados juízes integraram a banca julgamento dos animais. Como forma de incentivo e apoio, a Prefeitura Municipal e a ACOCAP distribuíram 45 mil reais em premiação entre os vencedores dos campeonatos nas diversas categorias.  

A XIII Expocaboclos teve um elevado volume de comercialização de animais. Somente por meio do Banco do Nordeste, foram disponibilizados mais de 1 milhão de reais para que os produtores pudessem adquirir animais.

O Leilão Berro Show de Caprinos e Ovinos, realizado pela segunda vez dentro da Expocaboclos, também favoreceu a compra e venda de animais de alto padrão genético, por oferecer condições facilitadas de pagamento. Nessa edição, foram leiloados 30 lotes, ultrapassando a marca de R$ 280 mil em negócios, superando a edição anterior.

Um dos principais objetivos do evento é justamente sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades e a promover melhoramento genético dos animais. Para isso, além de facilitar a compra de animais geneticamente melhorados, também são realizadas palestras e oficinas.

Esse trabalho tem gerado resultados. João Paulo é um dos criadores do município de Caldeirão Grande que, a partir da Expocaboclos, decidiu por melhorar a genética do seu rebanho e hoje possui animais de raça que participa e ganha prêmios nos concursos de pista.

Ele é membro da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí e o primeiro criador do município a ter animais sangue puro da raça Santa Inês devidamente registrados e aptos a participarem da pista de julgamentos. Este ano, ele voltou a conquistar prêmios no concurso com animais do Rebanho Bandeira, da raça Santa Inês.

Esse ano, a Expocaboclos foi maior também em duração. Foram oito dias de evento, de 12 a 19 de novembro. Nesse período, milhares de pessoas, em sua maioria dos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, passaram pelo Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho.

A maior concentração foi registrada na noite dos dias 17 e 18, quando aconteceram shows com artistas de renome nacional, como Tarcísio do Acordeon, Mano Walter e o ex-Fevers, Almir Bezerra. Ao todo, foram 13 atrações se apresentaram no palco cultural do evento.

Tarcísio do Acordeon, que é natural do município vizinho de Campos Sales, no Ceará, mas possui laços familiares no Sítio Caboclos, comunidade de origem de seu pai, onde ele possui muitos familiares e já havia feito show antes do sucesso nacional. “Muito feliz por hoje estar voltando às minhas raízes. Nasci em Campos Sales, aqui do lado, no Ceará, mas aqui é a comunidade de origem do meu pai, onde tenho muitos familiares que eu pude rever.”, disse o artista.

Ao longo do dia também era grande a movimentação no parque, seja na área das baias, onde os animais estavam em exposição, no espaço onde aconteciam os concursos de animais, como também, na praça de alimentação, onde dezenas de barracas comercializavam alimentos, bebidas e uma variedade de outros produtos.

A Expocaboclos é, para muitos, uma oportunidade de trabalho. Famílias inteiras se dedicam para acolher e atender o público visitante, mas, também, para aumentar a renda.

Zurete Pereira, empreendedora reconhecida no ramo da culinária, proprietária de três restaurantes, trabalha na Expocaboclos há oito anos. Nesse período, ela se dedica quase que exclusivamente ao evento. “Vão ser 12 dias praticamente morando aqui no Parque.”, disse.

Publicidade

Além dela, outras 15 pessoas, dentre filhos, noras, irmãos, também trabalham temporariamente no restaurante do parque, que dispõe de um cardápio variado de comida regional. Os pratos principais são a base de carneiro. Segundo ela, 38 carneiros foram abatidos e comercializados.

A Expocaboclos é considerada um período de alta temporada no município em diversos segmentos, inclusive, de restaurante. “Muito bom, muito lucrativo. Toda festa aqui é lucrativo para nós que somos empreendedores do ramo de alimentação, e para os outros também. É alta temporada.”, afirmou Zurete.

Segundo Ananda Sousa, presidente da ACOCAP, são cerca de 60 pontos de comercialização na praça de alimentação, dentre restaurantes, bares, sorveteria, barracas com artesanato, produtos do campo, dentre outros.

“A prioridade é sempre o pessoal do município, da Associação. Nós temos em média de dez associados trabalhando hoje dentro do parque com a gastronomia. E ao todo, 80% das barracas instaladas dentro do parque são de pessoas do município. A gente procura trabalhar com eles para que eles invistam e que essa economia gire dentro do município.”, pontuou.

Na semana que antecedeu a Expocaboclos, a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí e ACOCAP, em parceria com o SENAR, ofertou um curso de gastronomia para as cozinheiras dos restaurantes. O objetivo foi qualificar a mão de obra e desenvolver novos pratos à base da carne de ovinos e caprinos.

O sucesso da 13ª edição da Expocaboclos foi comemorado pelos organizadores, expositores, comerciantes e demais envolvidos. Na tarde deste domingo, 19, oitavo dia do evento, foi realizada a cerimônia de encerramento do evento.

“A gente encerra hoje com muita gratidão, muita alegria.”, disse Ananda, presidente da ACOCAP, agradecendo a todos os envolvidos na realização da Expocaboclos, e ao prefeito Filipe por todo apoio por meio da sua gestão. “É uma parceria que vem dando certo e que tem resultado no crescimento do nosso evento a cada edição.”, afirmou. Ao final da fala, ela fez o convite a todos para a próxima edição. “Vamos trabalhar para fazer um evento igual ou maior que este.”

O prefeito Filipe Gonçalves destacou que a Expocaboclos voltou a bater recordes. “A Expocaboclos é um evento que a cada ano supera as suas expectativas, e esse ano não foi diferente. Recorde na quantidade de animais expostos, de animais comercializados, no volume de vendas do leilão. São dados que deixa a gente muito feliz, grato e com a certeza de este é o caminho certo.”, disse. 

O gestor agradeceu a Associação pela parceria, bem como aos demais parceiros e colaboradores, aos expositores e visitantes. “Todos fazem parte desse sucesso.”, afirmou. convidando a todos para a Expocaboclos 2024.

Publicidade

O deputado estadual Georgiano Neto, um dos parceiros do evento, participou da Expocaboclos no sábado, 18, ao lado do prefeito de Caldeirão e de outros municípios da região.

Em entrevista, ele falou da alegria de poder contribuir com a realização do evento e testemunhar o seu crescimento a cada ano.

“A Expocaboclos se consolida como a maior feira de ovinos e caprinos do Estado do Piauí. É uma referência não só para essa região, para o nordeste e para o Brasil, e que conta com o nosso apoio, o apoio do Senac, do Sebrae, do Governo do Estado. Somos parceiros importantes para a realização do evento. Aqui temos construído uma grande parceria com a gestão do prefeito Filipe, aqui ao lado da vice-prefeita Zulene, do ex-prefeito Vianney, dos vereadores e ao lado do deputado Júlio César, e da senadora Jussara, da deputada Simone e também do governador Rafael, construir essa força de trabalho em favor de Caldeirão.”, disse.  


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS