Connect with us

MUNICÍPIOS

Escolas de Sussuapara desenvolvem projetos alusivos ao Dia da Árvore. Veja como foi!

Publicado

em

Ao longo do mês de setembro, escolas da Rede Municipal de Ensino de Sussuapara desenvolveram projetos ambientais alusivos ao Dia Nacional da Árvore. As ações foram realizadas com apoio da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Naerton Moura, por meio da Secretaria de Educação.

O objetivo dos projetos executados nas escolas é sensibilizar alunos para os benefícios da árvore no cotidiano e proporcionar à eles a visualização e exploração da natureza, ajudando assim aprender a conviver e respeitar a natureza.

O prefeito Naerton enfatiza a necessidade de preservação do meio ambiente.

“É indispensável que a população do município e todas as demais cidades do Piauí e do Brasil, assim como nas diferentes parte do mundo, preservem o meio ambiente porque a degredação está trazendo sérias consequências aos seres humanos, aos animais e vegetais. Então está na hora de darmos as mãos em prol do meio ambiente”, destacou.

A secretária de Educação, Jesuíta Rocha, parabenizou os professores e alunos que demonstram grande empenho em trabalhar projetos voltados ao meio ambiente.

“De grande importância trabalhamos ações em prol do meio ambiente, pois sabemos que todos os seres vivos dependem dele para sua sobrevivência. Ações como essas devem ser feitas sempre porque só assim teremos um mundo melhor”, destacou a secretária.

Com o tema “Plante uma árvore e colha seus frutos!” foram realizadas diversas atividades na Escola Joaquim Avelino de Barros. Alunos e professores trabalharam dinâmicas interativas, apresentações, danças, piquenique embaixo da árvore, brincadeiras ao ar livre e plantio de mudas de árvores, aproveitando para despertar a consciência ecológica dos alunos, mostrando a importância das árvores para o planeta.

Publicidade

Na Unidade Escolar José Domingos da Rocha do dia 18 a 21 de setembro docentes e discentes trabalharam o projeto “Guardiões das árvores” com a montagem de árvores com balões pela Creche l e ll no dia 18. O recorte e colagem sobre árvores frutíferas foi desenvolvido pelo Pré I e ll no último dia 19. No dia 20, alunos do 1º ano trabalharam com recortes, colagem e montagem de painel. No último dia da atividade da escola, dia 21, foi exposto painel com árvores e houve distribuição de sementes de girassol para todas as turmas.

Na Unidade Escolar Eliseu Nunes o projeto foi realizado nos dias 20 e 21 de setembro com o tema “A importância das árvores e a preservação dos rios” tendo como objetivo promover aos alunos a importância da preservação das árvores e florestas como forma de proteção ao meio ambiente e concientiza-los sobre as medidas que devemos ter para não poluir os rios, evitando lançar esgotos e lixos domésticos para não poluir as fontes de riquezas naturais.

No dia 20 de setembro os alunos e toda a equipe da Unidade Escolar Matias Francisco de Brito tiveram uma aula de campo na Chácara de Badim onde abordaram o tema “A importância das árvores e a defesa da fauna”. No local foram realizadas várias atividades para conhecer a importância da planta e suas partes. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os animais como ovelhas, vacas e galinhas, entre outros. A atividade do dia culminou com aula sobre a introdução de várias mudas ao solo e um lanche compartilhado.

A Unidade Escolar São Sebastião (Ensino Infantil) promoveu durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, atividades voltadas à conscientização da importância de preservar árvores. No dia 21 de setembro, Dia Nacional da Árvore, as turmas das Creches e o Pré I, participaram de uma visita a um pomar localizado no município de Sussuapara, onde foram realizadas oficinas de pintura, confecção de cartazes coletivos, piquenique e narração de histórias. Já as turmas de Pré II e 1° ano fizeram suas atividades lúdicas com a participação da familia, usando materiais recicláveis, piquenique na sombra de uma árvore próxima da escola, além de uma apresentação do livro infantil “A história de uma árvore”.

Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e EJA (Educação para Jovens e Adultos) do Ginásio Municipal Professor Antônio de Barros Araújo trabalharam o tema “Árvores são poemas que a terra escreve para o céu”. Sobre isso, professores e alunos destacaram que dados mostram a temperatura global de 1.15 ºC acima da média como consequências da derrubada de florestas para a criação de fazendas e pastos entre outros danos.

No dia 18, primeiro dia de atividades com estudantes e professores do Ginásio, foram repassadas instruções para alunos sobre as ações, aquisição de material para plantio de árvores na escola, visita ao rio Guaribas, oficinas de produção de texto sobre a real situação do rio.

No dia 19 houve entrega do material pelos alunos para a escola e visita ao rio Guaribas.

As oficinas em sala de aula foram executadas no dia 20 e demonstraram particularidades sobre assoreamento do rio e uma reflexão do antes e depois do assoreamento.

Os discentes fizeram um resgate histórico do rio Guaribas. Em vídeo mostraram imagens do rio no decorrer das últimas décadas destacando sua importância como recurso natural e produtividade no alho. Na visita de campo conheceram alguns trechos do rio. No dia 21 aconteceu a apresentação de vídeo pelos alunos e o plantio de árvores.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS