Connect with us

Ipiranga do Piauí

Assistência Social de Ipiranga do Piauí entrega kits de enxoval no encerramento do ‘Projeto Nascer’

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta segunda, 12 de dezembro, o encerramento do ‘Projeto Nascer’ com a entrega de kits de enxoval para gestantes. A atividade fez parte da programação de aniversário de 60 anos de emancipação política do município.

Na ocasião, foram entregues às mães que participaram do segundo semestre de curso através do projeto, que visa acompanhar e distribuir kits de enxoval do bebê para famílias cadastradas nos programas sociais que estão em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, as mamães construíram parte de seus enxovais, pois tiveram aulas de confecção de roupas, redes e cobertores.

O encerramento do projeto contou com a presença da vice-prefeita, Iolanda Rêgo; da secretária de Assistência Social, Iolita Ramos; do presidente da Câmara Municipal, Neilon Carvalho; de secretários da administração municipal e colaboradores da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a vice-prefeita Iolanda Rêgo, a gestão municipal não tem medido esforços para atender demandas da Assistência Social.

“Com muito esforço a prefeitura faz de tudo para assistir todos os públicos da nossa cidade, hoje os recursos da assistência social são muito limitados, mas em nenhum momento o nosso prefeito Elvis, deixa de se esforçar para atender demandas como essa que são muito importantes. Esse projeto para nossas gestantes é muito importante para o acompanhamento da saúde de mãe e criança, além de oferecer um enxoval que em sua maioria foi confeccionado por elas mesmas através do curso”, finalizou.

Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, manifestou seus agradecimentos a todos os envolvidos nas ações sociais desenvolvidas, à sua equipe, aos parceiros e ao prefeito Elvis Ramos. Ela também destacou que o curso presente no projeto serve de porta para autonomia financeira das gestantes.

“Esse projeto vem de gestões anteriores, nós só damos continuidade, mas diferente do que ocorria nos anos anteriores que era somente a entrega dos kits, nós fornecemos cursos em parceria com a Secretaria de Saúde, e cursos para a confecção de redes, roupinhas e cobertores. Aqui elas aprendem de tudo um pouco, têm mães que passam por ele e começam a produzir para vender, sendo uma maneira de complementar a renda, como também na questão emocional, pois muitas mães passam a amar os bebês na confecção das roupinhas”, explicou.

Fernanda Oliveira, umas das gestantes do curso, agradeceu as professoras dos cursos e aos envolvidos dos projetos, ela atribui a Deus o trabalho de cuidado da equipe da Assistência Social. “Eu louvo a Deus pela vida de vocês, sabemos que foi ele quem capacitou a equipe para que esse projeto acontecesse e que ajudasse a nossa vida, e nossa gestação”, afirmou.

Francielma Vieira é outra gestante que participou do projeto, no evento ela agradeceu pelos conhecimentos adquiridos e a equipe que se propôs a realizar o projeto, ela também falou dos momentos de aula que se tornou um espaço de convivência e trocas. “Foi bom demais as tardes, quero agradecer a toda a equipe, futuramente os cursos vão ajudar a gente a trabalhar, quero agradecer demais a equipe por tudo que nos ensinaram”, destacou.

O secretário de Saúde, Derisvaldo Xavier, explicou como se deu a parceria da Saúde com o projeto da Assistência Social. “A Secretária auxilia desde localização dessas gestantes, pois através dos dados das gestantes elas são convidadas a integrar o curso, nós também fazemos o acompanhamento durante a gravidez das mulheres, nos exames, consultas, atendimentos e entre outras coisas”, relatou.

Por Iaquelly Sousa

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS