Connect with us

Pio IX

PIO IX | Comitê gestor discute produtividade de caju e inclusão do município ao PRODETER

Publicado

em

Na última quinta-feira, 10, foi realizada a primeira reunião on-line com o comitê gestor de Pio IX para apresentar a propostas de inclusão do município ao PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste.

Na reunião foram explanados conceito, objetivos e os impactos esperados. Foi enfatizado também a importância do fortalecimento da Cajucultura no município de Pio IX, tendo em vista o potencial econômico da atividade.

Jociel Belchior que é membro do Conselho Territorial do Vale do Guaribas e integra o comitê gestor ressaltou que a inclusão do município de Pio IX ao Prodeter tem também por finalidade expandir a produção e processamento de castanha,  fabricação de cajuína, doces, visando o aproveitamento integral do Caju.

“Esse é o grande anseio de todos nós que compomos a equipe de coordenação do Prodeter”, frisou.

O Prodeter trabalha crédito para cajucultura desde a muda de qualidade, correção de solo, agregação de valor ao produto, através do aproveitamento do caju, fomento da Agricultura Familiar, geração de trabalho e renda, dentre outros.

Publicidade

Em seguida foi colocado em votação a inclusão ou não do município. Por unanimidade foi votado pela “inclusão” e na oportunidade os participantes falaram sobre expectativas, bem como a formação do comitê, escolha do coordenador e sub coordenador que serão os representantes do município nas reuniões, além de ser facilitadores nas mobilizações.

Dando continuidade, foi apresentado também o Plano de Ação Territorial (PAT), construído em 2019 pelos representantes de várias entidades, inclusive com a participação de Naldo Andrade, representando o território Vale do Guaribas.

O PAT é resumido da seguinte forma:

Principal problema: Baixa produtividade do pomares

Objetivo: aumentar a produtividade dos nosso cajueiros em 30%, ou seja, vamos produzir mais em uma mesma área de terra do que produzimos hoje

Publicidade

Meios para conseguir

-assistência técnica continua;
-mudas de qualidade;
-Capacitação, cursos dentro área;
-Inovação tecnológica(correção de solo, novos métodos de plantio, por exemplo);
-Agregar valor ao produto;
-estimular o beneficiamento da produção;
-ampliar o portfólio de produtos beneficiados da Cajucultura;
-financiamentos integrados e capacitados.

Ao final da reunião  Jocibel Belchior que é coordenador territorial, repassou orientações junto com o coordenador técnico  Joanderson, de Picos, onde os participantes conheceram a realidade picoense.

“Finalizamos essa reunião com um sentimento de muita felicidade, visto ter sido dado o primeiro passo para uma mudança de paradigma no município de Pio IX, visando o fortalecimento da Cajucultura”, destacou a equipe.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS