Connect with us

São Julião

Acender das Luzes de São Julião é marcado por sustentabilidade e criatividade

Publicado

em

Luz, reaproveitamento e criatividade foram os ingredientes principais da receita de sucesso do Natal Sustentável de São Julião.

Na noite deste domingo (04), os sãojuliãoenses contemplaram o Acender das Luzes e a inauguração da decoração natalina da Praça Jaime Leopoldino.

Por trás de toda estrutura montada, a iniciativa da reciclagem foi a grande protagonista. A magia do Natal Sustentável iniciou com a ação da Prefeitura Municipal e secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Assistência Social e Educação, em mobilizar a população para a doação de garrafas pets.

Além do recolhimento do material reciclável, a gestão municipal ofertou uma oficina de Reciclagem Artesanal que foi ministrada pelo ecoeducador Matsuzuk Cipriano. Também foi feita a mobilização dos alunos da rede municipal de ensino, com palestras de conscientização afim de incentivar a coleta seletiva.

Com os materiais recolhidos, Matsuzuk explica que, “o trabalho foi totalmente artesanal, cortando e moldando cada garrafa uma a uma, trabalhamos duro, um trabalho que só se consegue em equipe com introsamento e muita dedicação. Concluímos o curso com duas árvores, um jogo de velas do advento com 3 peças, um jogo de caixas de presentes com 3 peças, 70 bolas e estrelas para enfeite das árvores, e 50 bolas para árvores, totalizando oito peças de grande porte e 120 peças pequenas”.

O resultado foi uma decoração natalina completamente ecológica e original. O secretário de meio ambiente, Carlos Ramon comentou o resultado final do processo. “O projeto do Matsuzuk junto com as oficineiras são a cereja do bolo de um projeto que vem dando certo. A atual gestão valoriza e dá força ao meio ambiente com um projeto tão bom e tão bem feito”.

Acompanhado da primeira-dama e secretária de assistência social, Thaise Fontes, o prefeito Dr. Samuel Alencar prestigiou o Acender das Luzes, em sua fala ele destacou a beleza da decoração e o trabalho sustentável.

“Hoje estamos vendo uma decoração muito bonita e completamente sustentável, isso é fruto do esforço e trabalho das secretarias juntamente com a Prefeitura para sensibilizar as pessoas no tocante à preservação do meio ambiente, e o resultado final é este, uma estrutura linda onde a gente conseguiu tirar váras garrafas que irião para o lixo”.

Conforme o ecoeducador, cerca de 20 mil garrafas foram resgatadas. “O sentimento que fica é de gratidão a Deus, ao prefeito Dr. Samuel Alencar, à primeira dama Thaise e ao vice-prefeito Dr. Leonardo pela oportunidade e acolhida, a todos que se envolveram ativamente, que contribuíram desde o cafézinho do lanche, até a equipe de pintura e estrutura; aos funcionários voluntários das secretarias, aos secretários municipais, as crianças e sociedade que abraçaram o projeto doando as garrafas. Avalio que a oficina rendeu bons frutos, São Julião já tem bons artesãos que se formaram e que vão se destacar ao longo do projeto”, finalizou Matsuzuk Cipriano.

Além dele, colaboraram com o projeto, duas oficineiras de Ipiranga do Piauí, dona França e dona Cruz. O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha também participou da inauguração da decoração.

Mais imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS