Connect with us

Legislativo em Foco

Vereador Robim solicita melhorias para a cidade e a liberação de vaquejada no município de Jaicós

Publicado

em

Três Requerimentos de autoria do vereador Antonio Robert Silveira Reis, o Robim, foram aprovados pela Câmara Municipal de Jaicós, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (27).

No primeiro, o vereador solicitou ao prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, e ao secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Bosco Dias, a arborização de praças, ruas e avenidas do município de Jaicós.

Segundo o vereador, a arborização de vias públicas, refere-se plantação de árvores linearmente nas calçadas ao longo de ruas e avenidas. Trata-se da vegetação mais próxima da população urbana, e, também, da que mais sofre com a falta de planejamento dos órgãos públicos e com a falta de conscientização ambiental.

“Nossa cidade é carente de arborização, principalmente, no centro da cidade. A população é carente e o único transporte de que dispõe é uma motocicleta, e sempre estamos presenciando a necessidade e a procura por uma sombra”, acrescentou.

A outra reivindicação do vereador, é a manutenção dos alambrados da Quadra Geraldo Mattos Silveira no centro da cidade de Jaicós.

Publicidade

Ele justificou o Requerimento. “Os alambrados da quadra Geraldo Mattos Silveira estão em péssimas condições, pois há muito tempo que não é feita uma manutenção preventiva. A quadra é feita para o jogo esportivo, e podemos verificar muitas pontas de ferros que podem machucar algum atleta lhe causando um dano fatal; outra problemática é a bola saindo para as ruas ao entorno, podendo derrubar algum motociclista desatento ou atropelamento de alguma criança que por ventura possa correr atrás de sua bola”, disse.

No último Requerimento, direcionado ao governador Wellington Dias, e ao secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, o parlamentar solicitou a liberação com as normas de segurança a realização das vaquejadas no município de Jaicós.

Para o vereador a vaquejada vem sofrendo de maneira significativa devido ao cancelamento dos eventos. “Muitos empregos dependem da realização desse importante evento esportivo, pois envolvem organizadores, tratadores, vaqueiros, veterinários, motoristas, ajudantes de curral, casqueadores, comerciantes, vendedores de ração, entre outros diretamente ligados à cadeia dos eventos, sem contar os empregos indiretos gerados por sua realização”,explicou.

Ele ainda destacou que no referido esporte, os competidores competem montados em cavalos e não se tocam, inclusive, mantendo uma distância mínima. O locutor e o juiz ficam instalados em cabines isoladas, uma no início e outra no fim da pista, não tendo possibilidade de contato com outras pessoas.

Robim frisou ainda que muitos estados do nordeste já liberaram a realização com todas as medidas sanitárias das vaquejadas, e o Piauí também deve liberar, pois a economia deve reagir o quanto antes para minimizar as percas nesses quase 2 anos de pandemia.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS