Connect with us

DESTAQUES

Barragens embelezam meio ambiente e resgatam memórias em Pio IX

Publicado

em

Riachos, lagos, açudes, barragens e rios são as principais fontes de captação e distribuição de água, seja de forma natural ou mecanizada. As chuvas que recentemente caíram na região centro-sul e sudeste do Piauí, mudaram o cenário da vegetação e do clima. Esse período do ano – de dezembro a maio – é parte da etapa fundamental do ciclo das águas, essencial para a manutenção da vida no planeta.

Em Pio IX esses cursos têm chamado atenção por sua beleza natural. A barragem da cidade, que fica situada no bairro Barragem está transbordando. As imagens registradas por vídeos e fotos chamam atenção dos moradores e visitantes do município.

De acordo com relatos históricos de Nivardo Saldanha – fotógrafo e historiador – a barragem foi construída com pedra e cal, concluída na segunda década do século passado, por volta de 1919, na gestão do major Joaquim Pereira Bezerra. Posteriormente no ano de 1936 ela rompeu parte de sua estrutura e na gestão do prefeito Eli Bezerra foi constuída até onde existem atualmente os degraus. A parede dela tem uma extensão de aproximadamente 70 metros.

Por muitos anos o local serviu como ponto de lazer principalmente no período em que estava cheia e transbordando. “Todo mundo ia pra lá. Vinha gente de outros municípios para banhar”.

Além do embelezamento das águas, muitas espécies de peixes eram vistas por lá, a exemplo do corró baiano. “Corró baiano de listra amarela com preto e tinha uma estrelinha perto da calda”, lembra Nivardo.

Publicidade

Além do ponto de lazer, a barragem servia de lavanderia de roupas. Muitas mulheres, donas de casa, faziam a higiene de suas roupas nas pedreiras, prática que era muito comum em barragens, açudes e rios.

Antes da água ser canalizada para as residências, o zelador da praça conhecido como Antônio da Beta, regava as plantas com galão d’água. “Ia buscar na barragem para aguar as plantas. A praça era bonita. Era um ponto de referência. Tinha paqueras, namoros”, contou o historiador Nivardo Saldanha.

Das boas lembranças do passado, surge também a triste realidade devido ao avanço da poluição. A crescente urbanização – população e extensão territorial – trouxe também a desordem do esgotamento sanitário. O problema perdura há décadas no trecho urbano.

Mas se o assunto é beleza natural em Pio IX outro trecho é na zona rural próximo à localidade Inharé. O verde da natureza somado com as belas águas da pequena barragem na Fazenda Garrancho (propriedade privada), chamam atenção e encantam.

As águas da barragem, conforme informações de Mariliane Fernandes, filha do proprietário da fazenda, seguem o curso em direção ao rio Inharé e desembocam no açude de mesmo nome. O rio é muito conhecido por quem mora nas localidades Serra do Boi, Recreio, Massapê, Marçal, na zona rural do município.

Outro registro da beleza natural das águas é o do rio Maravilha, como é conhecido na região, que transbordou após uma hora e meia de chuva intensa, passando por cima da passagem molhada e seguindo o curso em direção a barragem Cajazeiras.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Após chuvas em Pio IX, rios transbordam e renovam esperanças para o Açude Cajazeiras


Por Willians Sousa / Cidades na Net | Colaboração de Nivardo Saldanha, Rosilândia Melo, Mariliane Fernandes e Rafael Manoel

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS