Connect with us

GERAL

PATOS | Saúde faz aquisição de testes rápidos para diagnosticar dengue e influenza

Publicado

em

Em meio à pandemia do novo coronavírus, ressurge  outra preocupação nos municípios,  a dengue. Tendo em vista,  que a situação requer cuidado redobrado, a Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal  de Saúde, está realizando ações de prevenção e convocando a população para ser, também, protagonista no combate ao Aedes aegypti, agente transmissor da dengue e de várias outras doenças.

Com o objetivo de identificar os agravos em tempo oportuno,  o governo municipal  fez a aquisição de kits de testes rápidos para diagnosticar a Dengue e Influenza H1N1, visando  levar mais segurança a toda a população.

A coordenadora de saúde, Janete Dias,  informou que os agentes de endemias estão realizando visitas periódicas com o objetivo de fiscalizar e orientar os moradores para conter a proliferação do mosquito. “Já que a maior parte dos focos está nos domicílios, os profissionais estão orientados a não entrarem nas residências por causa da pandemia, mas eles fazem as visitas, vistoriando áreas ao redor do domicílio como frente, lados,  quintal ou terreno”, disse.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, reforça, que em tempos de prevenção ao coronavírus, a população não pode se esquecer do combate a outras doenças como, por exemplo a  dengue. “Estamos vivendo um período que exige muita atenção, por isso, o cuidado e cooperação de todos é muito importante para combater o coronavírus,    mas  também, não podemos esquecer de combater o Aedes aegypti”, ressaltou.

A secretária  orienta ainda para que a população faça sua parte para evitar  a proliferação do mosquito, vistoriando bebedouros de animais, vasos de plantas, depósitos de água e tudo que possa servir de criadouro do mosquito nas residências e nos locais de trabalho.

Publicidade

“É indispensável que toda a população esteja unida para eliminar os focos do mosquito, que se reproduz em diferentes locais da nossa cidade. É muito importante que as pessoas não deixem de fazer sua parte, para mantermos o município livre do aedes. Afinal esta luta é de todos!”, finalizou a gestora da pasta.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS