Connect with us

GERAL

PICOS | Polícia Civil inaugura Sala Lilás e homenageia escrivão que morreu em acidente de trânsito

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro, a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Picos, e o Ministério Público do Piauí, através da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, inauguraram a Sala Lilás para atendimento a vítimas de violência doméstica.

A Sala Lilás será utilizada de uso exclusivo para atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que é conduzida pela delegada Robiane Nunes.

De acordo com a delegada Robiane Nunes, a iniciativa visa ofertar um espaço mais acolhedor e humanizado para atender as mulheres vítimas de violência doméstica. Ela também destacou a importância do atendimento especializado.

Delegada Robiane

“Visamos oferecer um atendimento diferenciado a vítima de violência doméstica. Diante disso, o atendimento funcionará nesse local de atendimento mais acolhedor, mais humanizado, pois a vítima de violência doméstica está em um momento psicológico muito delicado. Então objetivamos um atendimento mais tranquilo e que consigamos passar uma calma que ela está precisando neste momento”, pontuou.

A promotora de justiça da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, Romana Leite Vieira, esteve presente na solenidade e destacou que os agressores não vão deixar de serem punidos e que os atendimentos buscarão atender as necessidades das vítimas.

Promotora Romana Leite

“Trata-se de uma parceria do Ministério Público com a Polícia Civil, o principal objetivo é trazer um atendimento mais humanizado para as vítimas. Como podemos observar, o acesso a vítima é exclusivo, então ela não terá contato com o agressor e nem com vítimas de outros crimes. Nessa sala, a vítima receberá um atendimento especializado com a delegada e com uma agente que tem formação em psicologia, e ela vai ser ouvida e vai ser entendido as suas necessidades. Não vamos deixar de punir o agressor, mas queremos saber o que a mulher precisa para superar o ciclo de violência”, frisou.

Ainda segundo a promotora de justiça, no Piauí esta é a primeira sala. Ela também informou que a Polícia Civil entrou com os recursos humanos e o Ministério Público com a estrutura da sala.

Procurador Cleandro Alves de Moura

Para o procurador-geral da justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura, a iniciativa é muito importante. “Aqui inauguramos uma sala destinada ao acolhimento de vítimas de violência doméstica, que funciona dentro da Delegacia Regional de Picos. É uma iniciativa do Ministério Público proposta acolhida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. O MP já atende as vítimas de violência e aqui em Picos nós reforçamos este atendimento”, assegurou.

Homenagem ao escrivão

A Sala Lilás foi denominada de Sala Aberlardo José de Oliveira, em homenagem ao escrivão que morreu vítima de acidente de trânsito no dia 11 de janeiro deste ano.

Publicidade

Para a delegada Robiane Nunes, a homenagem é justa, pois Abelardo dedicou-se muito a Polícia Civil de Picos. “Essa sala leva o nome do Aberlado que dedicou sua vida inteira a Polícia Civil de Picos. Foram muitos anos de trabalho e foi uma grande perca para todos nós”, informou.

Segundo a filha do homenageado, Brena Daiane, a família recebeu a notícia com muita gratidão, pois seu pai se dedicava muito ao seu trabalho.

Brena Daiane

“Nós ficamos muito felizes com o convite enviado pela Polícia Civil e ficamos ainda mais contentes por ser uma sala pioneira no Piauí e de atendimento a mulher. Somos muito gratas pelo atendimento da Polícia Civil, que sempre tem acompanhando para saber se estamos bem, então só tenho a agradecer. Também agradeço ao Ministério Público pela homenagem que prova o serviços prestados por meu pai”, afirmou.

Na oportunidade estiveram presentes o promotor de Justiça, Cleandro Alves de Moura; o delegado regional, Rodrigo Morais; a promotora de Justiça Romana Leite, a delegada da mulher de Picos, Maria Robiane Nunes Belém; familiares de Abelardo Oliveira, além de delegados e integrante da Justiça.

Veja fotos!

Facebook

MAIS ACESSADAS