Connect with us

Alagoinha do Piauí

“O artesanato é minha fonte de renda”, revela artesã de Alagoinha beneficiada com a Lei Aldir Blanc

Publicado

em

As artes têm transformado vidas de muitas pessoas ao longo da história da humanidade. No tocante ao artesanato que é uma linguagem de manifestação humana e compõe o conjuntos das 07 artes, muitas gente leva comida à mesa através da renda obtida com o trabalho artesão. Além de fonte de renda é comprovado que o artesanato funciona como terapia entre outros meios de ocupação ao longo do dia.

Em Alagoinha do Piauí, cidade a 390 quilômetros da capital Teresina, Eva Maria da Conceição Sobreira é artesã desde o ano de 2006. Ela trabalha na fabricação de peças de crochê para enfeites do lar, tais como: tapetes, kits para banheiro e cozinha, bordas de toalha de banho, capas para liquidificador, entre outros.

“No início quando vi alguém fazer artesanato achava bonito e a partir disso foi que decidi aprender. Comecei fazer para mim mesmo e depois que as pessoas começaram a conhecer foram se interessando e procurando”, contou.

A artista revela que o artesanato que é para ela uma fonte de renda, conecta com as coisas mais simples da vida como forma de expressar emoções colocando todo amor e dedicação em cada peça de trabalho que faz.

“O artesanato é minha fonte de renda. Através do artesanato eu me sinto conectada com as coisas mais simples da vida. É uma forma de expressar minhas emoções colocando todo amor e dedicação em cada peça. É um trabalho que faço com muito amor. A partir do momento em que comecei a me dedicar ao trabalho manual, os pequenos detalhes passaram a ter maior importância em minha vida. Passei a valorizar fortemente tudo aquilo que exige dedicação e paciência “, contou a artesã.

Publicidade

Eva Maria é artesã, filha de Maria Josefa da Conceição Sobreira e Eliziário Luiz Sobreira. A artesã nasceu na comunidade João Ferreira, zona rural de Alagoinha do Piauí. “O artesanato é minha fonte de renda”, concluiu Eva.


Veja mais em >> Agentes e espaços culturais de Alagoinha do Piauí recebem benefício da Lei Aldir Blanc


“Amo muito trabalhar com crochê. É uma maneira que a gente se distrai e a acalma a mente. Essa pandemia foi o momento mais horrível porque nem o material a gente não encontra”, disse.

Eva Maria está na relação de artistas de Alagoinha do Piauí contemplados com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc de acordo com o Edital nº 02/2020 da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Em contrapartida, a artesã vai ministrar uma oficina de artesanato.  A data e local serão definidos pelo Departamento Municipal de Cultura de Alagoinha do Piauí.

No município, 38 profissionais entre agentes e espaços culturais, foram beneficiados com o auxílio devido a paralisação das atividades.

Publicidade


Veja também >> Conheça Lívia Rocha, maquiadora artística e profissional de Alagoinha do Piauí

Conheça a história de Angelita Maria de Sá, artesã do município de Alagoinha do Piauí

“O artesanato se tornou terapia essencial em minha vida”, revela artista de Alagoinha do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS