Connect with us

Belém do Piauí

Estudantes da rede municipal de Belém do Piauí destaques em Olimpíada são beneficiados com incentivo financeiro

Publicado

em

O governo federal começou a pagar, em dezembro de 2021, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior — benefício que faz parte do Auxílio Brasil e tem o objetivo de incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem seu potencial no ramo da ciência.

No município de Belém do Piauí, os estudantes da Rede Municipal de Ensino, que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2020, foram beneficiados com o incentivo financeiro do Governo Federal.

Quatro alunos da Escola José de Moura Leal, em razão da excelente colocação na OBA e, por suas famílias serem participantes do Programa Auxílio Brasil, foram premiados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, benefício criado através do Decreto n° 10.852 de 8 de novembro de 2021 e da Portaria n° 5.333, de 23 de novembro de 2021.

As famílias dos quatro estudantes receberam em dezembro de 2021 o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) em parcela única, pela Caixa Econômica Federal, junto ao Programa Auxílio Brasil e receberão 12 (doze) parcelas mensais de R$ 100,00 (cem reais). Como contrapartida os alunos precisam participar do Programa de Mentoria do MCTI\CNPq, que irá orienta-los ao longo deste ano no cumprimento de diversas tarefas de caráter obrigatório.

Os alunos premiados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior foram Tainara Sousa Leal, Kaledy Gedalias de Sousa Dias, Isabella Dias Santos e Mirian Marinalva Leal. O benefício visa incentiva-los a continuarem estudando e se dedicando aos estudos.

Publicidade

A secretária de Educação de Belém do Piauí, Cláudia Ribeiro, comemorou a premiação dos alunos, quando destacou que a mesma é uma grande conquista para alunos e para a Educação como um todo.

“Recebemos com grande alegria a informação sobre o desempenho dos nossos alunos na OBA 2020. Muito além da premiação financeira e medalhista, o desempenho apresentado por nossos estudantes coroa o esforço das famílias, da comunidade escolar e da gestão municipal frente às adversidades remanescentes do período de pandemia e ensino remoto. A educação sempre será o melhor caminho a seguir, pois ela nos proporciona ferramentas essenciais para mudar a realidade e, as premiações são um reconhecimento àqueles alunos que mais se dedicaram e servem de incentivo e motivação para que outros estudantes também o façam”, destacou a gestora.

Vale destacar, que no ano de 2020, os alunos do município de Belém do Piauí, da escola José de Moura Leal, foram premiados com medalhas da OBA, sendo 1 medalha de ouro, 3 de prata e uma de bronze. Já em 2021, foram quatro medalhas de ouro, 4 de prata, duas de bronze e uma Honra ao Mérito.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS