Connect with us

MUNICÍPIOS

Caminhada “Faça Bonito em Defesa das Crianças e Adolescentes” marca o 18 de Maio em Santo Antônio de Lisboa; fotos

Publicado

em

No combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa, promoveu na manhã desta terça-feira, 18 de maio, na praça Justino Batista, uma mobilização do “Dia D” da Campanha Nacional Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

A ação contou com profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Inicialmente aconteceu a concentração na praça onde foi fixada faixa com o tema da campanha “Faça Bonito em Casa Também” e o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

Logo em seguida, em caminhada, as equipes com faixa e cartazes e a flor símbolo da campanha, percorreram ruas e avenidas do município onde distribuíram panfletos para as pessoas e comerciantes em geral, acompanhadas de carro de som com veiculação de músicas e mensagens falando da importância da campanha, que tem como objetivo mobilizar, conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

As ações educativas acontecem durante todo o mês de maio, tanto na sede do município quanto na zona rural e é apoiada pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Dr. Karlos Leal, o Dr. Karlão.

Ao final do percurso as equipes retornaram para a praça central. A secretária de Assistência Social, Kelvane Leal, fez uso da palavra para agradecer a todos os profissionais engajados e empenhados na Campanha 18 de Maio.

Publicidade

“Agradeço a todos vocês pelo empenho e dedicação em mais uma ação em prol do bem do povo de Santo Antônio de Lisboa”, disse frisando o significado da data e importância das atividades da campanha. “A data de 18 de Maio, que marca a Campanha Nacional contra Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente foi instituída devido ao crime brutal contra a menina Araceli, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, exatamente nesta data, em 1973. Araceli foi violentada estuprada e morta em um crime que chocou todo o país. Por isso é importante que haja essa mobilização para conscientizar a população sobre o combate a esse tipo de ato. Devemos proteger e cuidar de nossas crianças e adolescentes e garantir a eles o direito a uma vida digna com acesso à educação, moradia, saúde, lazer, entre outros fatores”, destacou a secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa.

O prefeito Dr. Karlos Leal, fala da importância da campanha e destaca que é totalmente a favor do combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Nossa missão enquanto gestão e também enquanto sociedade é combater todo e qualquer tipo de ato de violência contra crianças e adolescentes. Temos que garantir a eles uma vida digna com acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, dignidade, ao respeito, convivência familiar e comunitária”, frisou o prefeito de Santo Antônio de Lisboa.

A programação da “Campanha 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” prossegue durante todo o mês. Em razão da pandemia do novo coronavírus as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota, através das redes sociais para evitar quaisquer tipos de aglomeração.

As próximas ações acontecem no dia 19, nesta quarta-feira, com um vídeo que traz como reflexão e orientação sobre “Aprendendo a não errar – Mitos sobre o tema”. Na oportunidade a sociedade poderá tirar dúvidas com as psicólogas de referência do Creas e Cras.

Publicidade

No dia 20 de maio serão divulgadas imagens informativas sobre as formas de prevenção contra o abuso e exploração sexual. A atividade será executada pela equipe técnica do CREAS.

O encerramento da campanha acontece no dia 21 de maio com a exibição de um vídeo informativo sobre “Como estabelecer um diálogo com respeito?”

Outra atividade na mesma data sob responsabilidade da equipe que compõe o Conselho Tutelar e o Cras será também com vídeo informativo sobre as violações de direitos contra crianças e adolescentes, os canais de denúncias e sobre atribuições dos órgãos Conselho Tutelar e CREAS.

Denúncias

A população em caso de conhecimento de atos de exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes pode fazer denúncias através dos telefones: (89) 98110-9765 – Delegacia; (89) 9 8106 6041 – CREAS; (89) 98135-3619 – Conselho Tutelar.

Publicidade

Outro meio para combater esse tipo de crime é através do Disk 100 que pode ser utilizado para denunciar também os casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS