Connect with us

Fronteiras

FRONTEIRAS | Promove ‘1ª Capacitação para os Auxiliares de Atividades Educacionais’

Publicado

em

A prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria municipal de Educação, iniciou nessa segunda-feira a “1ª Capacitação para auxiliares de atividades educacionais”. O evento é realizado com o tema “O Papel do Mediador Escolar”, será trabalhado durante dois dias, encerrando nesta terça-feira (11).

O objetivo deste trabalho é promover a inclusão de pessoas com deficiência, capacitando os profissionais para criar um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado dentro das salas de aula.

A programação iniciou com o credenciamento e uma palestra sobre “A Escola Inclusiva e a pessoa com deficiência”.

O prefeito Eudes e a primeira-dama, Zildênia Ribeiro, que também é Secretária de Educação, estiveram presentes, assim como profissionais da educação, pais de alunos e representantes da Associação de Pais de Filhos Autistas de Fronteiras – PI (APAFPI).

Durante o evento, o prefeito reforçou seu compromisso com a educação do município e seu cuidado com todos os cidadãos, especialmente aqueles com deficiências ou transtornos. Ele destacou a importância de oferecer uma assistência adequada e inclusiva a todos os membros da sociedade e incentivou a inclusão escolar.

Publicidade

“É com grande satisfação estar aqui hoje para reforçar o compromisso da nossa gestão com as crianças e adolescentes autistas e outros transtornos. Temos plena consciência da importância de oferecer uma assistência adequada e inclusiva a todos os membros da nossa sociedade, por isso  incentivamos à inclusão escolar, queremos criar um ambiente acolhedor em todas as escolas municipais, para isso, vamos promover a capacitação dos professores e demais profissionais da educação, para que estejam preparados para receber e atender as necessidades específicas dos alunos,” salientou o prefeito.

A secretária de educação, Zildênia Ribeiro, ressaltou a importância da capacitação dos profissionais que atuam nas escolas municipais. Ela afirmou que é essencial preparar adequadamente os educadores.

“Reconhecemos a importância de promover uma inclusão cada vez mais eficiente e igualitária nas nossas escolas. E isso passa necessariamente pelo preparo adequado dos nossos educadores para lidar com as especificidades desses alunos. A formação contínua dos educadores é um dos nossos principais focos, precisamos garantir que eles compreendam as características do espectro autista ou das diferentes deficiências, dessa forma poderemos proporcionar um ambiente acolhedor, adaptado e estimulante para essas crianças,” declarou a secretária.

Durante o evento, foram ministradas palestras sobre o papel do mediador escolar, transtorno do espectro do autismo (TEA), análise aplicada do comportamento e avaliação comportamental.

O evento proporcionou a troca de experiências, a solução de dúvidas e também um momento de descontração com um coffee-break.

A capacitação terá continuidade nesta terça-feira com uma série de palestras e atividades. Das 08h às 10h, haverá uma palestra focada nos procedimentos de ensino e níveis de ajuda. Em seguida, das 10h30 ao 12h, a mesma temática será continuada. Após o intervalo para o almoço, teremos uma palestra específica sobre adaptações, recursos e tecnologias assistivas. Após um breve coffee-break, será realizada uma discussão sobre os desafios da inclusão escolar. Por fim, ocorrerá a entrega dos certificados e o momento de encerramento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS