Connect with us

DESTAQUES

Corte de bolo e missa solene celebram 63º aniversário de Monsenhor Hipólito e encerramento do festejo de Santa Ana; fotos

Publicado

em

O município de Monsenhor Hipólito celebrou neste domingo, 26, o aniversário de emancipação política de 63 anos com o ato cívico em praça pública com hasteamento da bandeira, hino municipal executado ao som de saxofone e corte do bolo.

Neste domingo foi dia de Monsenhor Hipólito comemorar também o 113º festejo de Santa Ana com a celebração da missa em ação de graças.

A chefe de Gabinete Santynha Bezerra deu boas-vindas na acolhida das autoridades e todos os hipolitanos. O ato reuniu  o prefeito, Dr. Zenon Bezerra, juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Eneide Bezerra; o pároco da Paróquia Santa Ana, padre Antônio Mendes Neto.

Prestigiaram também a ocasião, os secretários do município: Karina Bezerra (Saúde), Jocibel Bezerra (Agricultura), Santynha Bezerra (Gabinete) e Gardênia Bezerra (Educação); os vereadores Pecy de Meton, Rosivelt Santos, Fábio Bezerra, Flávio Rômulo; o cantor Mariozan Rocha; o policial e comandante do GPM, sargento Jefferson, entre outras autoridades do município.

Clique aqui e veja a história de emancipação de Monsenhor Hipólito

A missa

Logo em seguida foi celebrada a missa solene que marcou o encerramento do 113º festejo de Santa Ana. A cerimônia aconteceu na igreja e foi transmitida também pelo Facebook: ‘Padroeira Santa Ana’. O ato reuniu alguns fieis, em número reduzido de acordo com as recomendações dos órgãos de controle da saúde.

Publicidade

Santynha Bezerra fez a pré-abertura com a leitura de acolhimento convocando todos os cristãos ao envolvimento com Deus e Santa Ana para enfrentar, dentre outros, a pandemia da Covid-19 com força da fé.

“Deus, por meio de Santa Ana, guarde  nosso coração. Rezemos pelo povo brasileiro, os hipolitanos, os aflitos. Que nossa participação nos faça compreender a misericórdia divina e a infinita bondade de Deus”, leu anunciando a entrada do presidente da celebração.

Em sua homilia, padre Antônio Mendes, fala sobre o aniversário de 63 anos de emancipação política de Monsenhor Hipólito, e o festejo de Santa Ana, louvando a Deus. “Deus seja louvado por todos aqueles que contribuíram na construção dessa paróquia e da devoção à Santa Ana e São Joaquim” rogou o sacerdote.

“Quero agradecer a cada um que colaborou para a festa de Santa Ana e São Joaquim. Na liturgia de hoje quero convidar a descobrir, vivenciar a fé em Jesus Cristo, nossa vida. Quem encontra Jesus na vida as outras coisas se tornam passageiras porque tudo passa e Jesus permanece”, refletiu.

O grupo da Pastoral da Juventude formado pelos jovens Arthur, Ana Geyza, Ana Vitória, Jane Mendes e Ana Karla, recitou o poema fazendo reflexão sobre a pandemia da Covid-19.

Publicidade

Ao final da celebração o arriamento da bandeira de Santa Ana, ato que marca o encerramento das festividades religiosas. A ocasião foi marcada pelo tocar dos sinos, agraciamento à padroeira e ao povo hipolitano com o derramamento de bênçãos.

Devota de Santa Ana, Odete Anísia, junto com Joaquim de Manoel Cato são doadores da imagem de São Joaquim para a igreja. A fiel hipolitana fala do prestígio que mesmo durante pandemia o festejo da padroeira tem.

“Essa pandemia veio para unir as pessoas e ficarmos mais em casa, cuidarmos mais dos outros e não apenas de si. Sermos mais humildes, pensar no próximo, ajudar uns aos outros. Vivemos um momento difícil que veio para refletirmos porque queríamos estar todos juntos, os hipolitanos, que mesmo distantes participamos das orações em casa refletindo, pensando em Deus. Rogo a Santa Ana e São Joaquim e quero que essa pandemia vá logo embora para voltarmos nossa vida normal. Mas tudo passa e Jesus permanece”, declarou Odete.

Após a missa solene em entrevista concedida, o prefeito Dr. Zenon, enfatizou que o aniversário e também o festejo de Santa Ana são direcionados para o povo e que por conta da pandemia não se pôde comemorar em grande estilo como nos anos anteriores.

“Todos os anos celebramos essa data em grande estilo, de forma glamourosa. É um momento diferente esse, por conta da pandemia. Podemos ver que os festejos de Santa Ana, bem como a festa de emancipação política são tradicionais de expressão magnífica. Quando-se comemora data de aniversário é do povo de modo geral”, destaca.

Dr. Zenom fez uma importante reflexão sobre os que deixaram o legado para a história. “Hoje somos presente e isso é fruto do passado. O passado deixa o seu legado de história. Essa história que se traduz desde os protagonistas de emancipação, que lutaram pela independência, pela democracia, pelos direitos. Temos uma história bonita porque ela traduz o presente e o passado. São Joaquim e Santa Ana deixaram seus legados para nossa religiosidade e cristandade. São acontecimentos lindos que têm que ser comemorados. Vamos esperar que tudo passe logo para vivermos normal”, frisou.

Em vídeo o prefeito usou as redes sociais para parabenizar o povo hipolitano  pelo seu aniversário de 63 anos.

Publicidade

“Queridos hipolitanos, quero pedir permissão para adentrar no coração de cada um de vocês, saudando a todos na santa paz de Deus. Venho aqui nessa data tão importante na política e religião da nossa cidade, momento em que celebramos nossa emancipação. Quero desejar os parabéns para todos os hipolitanos em nome da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e de todos os servidores. Como sabemos todos os anos celebramos essa data em grande estilo, onde nos encontramos e festejamos com muita alegria e abraços, mas por conta da pandemia do Covid-19, este ano nada será possível. Com fé em Santa Ana esperamos que tudo isso posse lago e que nós possamos voltar a nossa vida normal e com muita saúde. Continuaremos firmes na luta pelo melhor do nosso povo. Parabéns Monsenhor Hipólito”, disse o prefeito.

O cantor Mariozan Rocha, participou dos atos solenes. Para ele Monsenhor Hipólito tem um dos maiores festejos da microrregião.

“Esse ano tivemos as missas transmitidas apenas, que por conta da pandemia não houve festas como tradição. Participei da missa com pouca gente. De certa forma é triste ficarmos sem as festas, shows, sem a presença massiva do povo na igreja, pois temos um povo muito religioso. Se Deus quiser em 2021 voltará tudo ao normal e viremos para fazer uma festa maravilhosa. É um dos maiores festejos da macrorregião”, disse o cantor.

Secretária da Paróquia, Elbejane Policarpo, destaca que foi muito emocionante o 113º festejo por ser marcado por uma diferença jamais vista antes causada pela pandemia. A secretária externa sua gratidão pela realização do festejo.

“A palavra hoje é gratidão a Deus e à Santa Ana por termos concluído o festejo. Foi difícil por conta da ausência dos fieis hipolitanos de Santa Ana e São Joaquim. Fizemos com uma equipe reduzida, mas graças a Deus, deu certo e o povo pôde acompanhar pelas redes sociais e pelo Manchete Piauí. Muitíssimo obrigado a todos que direto e indiretamente contribuíram para essa festa tão linda e tão bela. Viva Santa Ana”, concluiu Elbejane agradecendo a todos os fieis e à padroeira.

Publicidade

A Paróquia Santa Ana realizou também o leilão oculto e divulgou os nomes dos arrematadores das jóias.

O novenário da padroeira hipolitana em sua 113ª edição teve inicio no dia 17 de julho e prosseguiu até este domingo, dia 26.


Matérias Relacionadas: Comunidades rurais representam a última noite do 113º festejo de Santa Ana em Monsenhor Hipólito; fotos

– Com número reduzido de fiéis, novena e missa abrem o 113º festejo de Santa Ana em Monsenhor Hipólito

– Paróquia de Monsenhor Hipólito divulga programação do 113º Festejo de Santa Ana. Veja!

Publicidade

Veja todas as fotos do ato cívico e logo em seguida da missa solene de Santa Ana

►Fotos da Missa

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS