Connect with us

DESTAQUES

Em Picos, restaurante é autuado por aglomeração; veja vídeo

Publicado

em

Um vídeo chegou ao conhecimento da equipe de reportagem do Portal Cidadesnanet, na manhã desta sexta-feira (17), mostrando várias pessoas em um bar de Picos, sem o mínimo de distanciamento social exigido, além dos clientes também não estarem fazendo uso de máscaras.

Uma das premissas da Organização Mundial de Saúde, juntamente com o Ministério de Saúde, é o uso de máscaras no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, além de outras medidas como uso de álcool em gel e distanciamento e isolamento social, os quais têm sido de suma importância nessa luta.

Contudo, não é o que se tem verificado em Picos. Muitos estabelecimentos comerciais, especialmente supermercados e padarias – tidos como essenciais –, têm descumprido o horário de fechamento exigido através de decretos municipais e estaduais.

Segundo a coordenadora de vigilância sanitária, Lúcia Albuquerque, as padarias receberam uma carência para fechamento, pois é considerado um serviço essencial e muitos funcionários de supermercados necessitam dele.

“Os funcionários de supermercados ficam até umas sete, sete e meia da noite, organizando o local para o dia seguinte, e precisam de uma padaria para comprar seu pão e levar para casa. Então demos essa carência para as padarias pensando no trabalhador que vai sair tarde de seu emprego e precisa daquele alimento que é essencial e de baixo custo”, disse a coordenadora.

Publicidade

Durante esta semana pôde-se verificar que, além destes, alguns bares, restaurantes e pizzarias já abriram suas portas, mesmo com decreto estadual autorizando a reabertura apenas para agosto e setembro.

“O pessoal está extrapolando. Esse local foi autuado. Eles aproveitaram uma brecha que tinha no decreto estadual Nº19.085, de 7 de julho, que já foi até alterado pelo Governador, sobre a abertura de comércio de alimentação, com exceção de bares. Eles acharam que se enquadrariam nisso, pois vendem alimento no varejo e funcionam como bares. Aí eles abriram, mas extrapolaram”, disse Lúcia Albuquerque sobre o bar divulgado no vídeo.

Ela relembrou aos comerciantes que há exigências sanitárias a serem cumpridas a fim de que os estabelecimentos sejam reabertos, e o não cumprimento acarreta em multa.

Lúcia Albuquerque, coordenadora da Vigilância Sanitária

“O protocolo Pró-Piauí diz que você tem que colocar as normas e adequações para que seu estabelecimento seja reaberto. Normas de distanciamento e demais medidas que têm ajudado no enfrentamento à pandemia. Segundo o decreto de 7 de Julho, o restaurante poderia vender apenas a comida, com distanciamento da mesa, mas não houve isso. Então foi desrespeitoso, foi autuado e tem 15 dias para se defender”, declarou

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Picos declarou ainda que esse problema aconteceu em quase todo o estado, por isso a reabertura de restaurantes foi prorrogada.

Publicidade

“Não foi apenas aqui em Picos que o pessoal aproveitou esse decreto, mas no Piauí inteiro. Então o Governador teve que remarcar a abertura dos restaurantes para 24 de agosto”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS