Connect with us

DESTAQUES

INMET registra volume de chuvas em Picos de 289 milímetros em janeiro e fevereiro

Publicado

em

Os meses de janeiro e fevereiro de 2020, período inicial do inverno, foram chuvosos na cidade de Picos. Até 29 de fevereiro, o volume de chuva registrado atingiu os 289 milímetros.

As boas condições climáticas têm contribuído para o desenvolvimento das lavouras agrícolas, pecuária e para a melhora da umidade do ar que beira os 60%, índice considerado satisfatório pela Organização Mundial da Saúde.

O chefe de meteorologia do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, destacou que o inverno tem sido marcado por chuvas moderadas, bem distribuídas e sem períodos de estiagem.

“Estamos tendo um inverno que está dentro do controle, principalmente para a agricultura. Janeiro não houve estiagem, fevereiro não houve estiagem e março já começa chovendo. É um inverno quente e úmido, as plantas tem um crescimento saudável pelo processo de fotossíntese, pecuária é favorecida com a renovação do pasto, bem como florada das abelhas”, disse Eugênio Lopes.

O chefe de meteorologia ainda frisou que apesar do significativo volume pluviométrico, o mesmo não tem sido suficiente para o suprimento dos reservatórios de água.

Publicidade

Volume de chuva

O volume de chuva que caiu na cidade de Picos, foi mais significativo no mês de janeiro, onde choveu 164 milímetros. Já no mês de fevereiro, o percentual foi de 125 milímetros. Apesar do quantitativo, as chuvas de inverno devem ficar abaixo da média anual.

“A média histórica é de 600 milímetros de janeiro a abril, esse ano porém deve ficar abaixo”, pontuou Eugênio Lopes.

A previsão do INMET é que março continue com períodos sequentes de boas chuvas. Em relação à intensidade das precipitações, sem a presença de fortes raios e ventos, o meteorologista explica que não tem ocorrido um grande impacto entre nuvens e temperaturas.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS