Connect with us

POLÍCIA

Sistema de monitoramento eletrônico chega ao interior do Piauí

Publicado

em

Começou a funcionar nesta segunda-feira (22) o sistema de monitoramento eletrônico na cidade de Floriano, localizada a 244 km ao Sul de Teresina. O projeto conta com 31 câmeras que serão espalhadas por toda a cidade, e a proposta, segundo a prefeitura, é inibir a criminalidade e as ações de infratores.

O projeto intitulado Guardião Eletrônico funciona no quartel da Polícia Militar do município. Segundo o Prefeito da cidade de Floriano, Gilberto Júnior, a previsão é que com o sistema de monitoramento reduza a criminalidade em até 80%. Ele disse ainda que, além de inibir a ação dos bandidos, as câmeras poderão identificar os infratores. Cerca de 20 câmeras já foram instaladas e 16 já estão funcionando. Com o projeto, foram gastos cerca de R$ 150 mil.

“Dá a sensação de que as pessoas que não estão dispostas a praticar bons atos, no centro comercial e nas ruas, elas serão intimidadas”, ressalta o prefeito.

Para o presidente do Sistema de Comunicação de Floriano (Sicomflor), as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos nas entradas e saídas da cidade e foram distribuídas nos locais comerciais e de bastante movimento. “Os infratores, sabendo que estão sendo monitorados, eles vão se tornar mais inibidos em ações de crime costumeiras na cidade”, disse Conegundes Gonçalves.

Na cidade, dois tipos de câmeras foram instaladas, parte delas fixas, com a tecnologia de infravermelho, que grava imagens no escuro. Segundo Valnir Tavares, o técnico responsável pelo sistema, serão utilizadas até mesmo câmeras móveis que capturam imagens em 360° e em até três quilômetros de distância, e garante o pleno funcionamento do sistema.

Publicidade

“A gente vai arcar com todos os possíveis defeitos, porque trabalhamos com material eletrônico. Poderá sim ter problemas, mas haverá sempre uma manutenção preventiva”, frisa.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS