Connect with us

POLÍTICA

Com viagem de Michel Temer à China, Rodrigo Maia assumirá Presidência

Publicado

em

O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) assumirá a presidência da República provisoriamente, poucas horas depois da confirmação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e com a viagem do presidente Michel Temer à China, logo após sua posse definitiva no plenário do Senado. A posse está marcada para as 16h desta quarta-feira (31).

Waldir Maranhão (PP-MA), o polêmico vice-presidente da Câmara, reassume a presidência da Casa até a volta de Temer e Maia a seus postos.

A Constituição prevê que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória presidencial, logo abaixo do vice-presidente. Com o impeachment de Dilma Rousseff, o país não tem mais um vice-presidente e, portanto, o presidente da Câmara se torna o primeiro na linha sucessória.

Pouco antes de assumir o cargo de Temer provisoriamente, Rodrigo Maia afirma, citando a postura comedida do vice do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que terá “uma postura mais Marco Maciel do que qualquer outra coisa” e “não cabe a nenhum vice-presidente tomar nenhuma decisão”.
Na primeira viagem como presidente efetivo do Brasil, Temer participará da cúpula do G20, marcada para os dias 4 e 5 de setembro na cidade de Hangzhou. O presidente será acompanhado por uma comitiva que tem os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, de Relações Exteriores, José Serra, Agricultura, Blairo Maggi, e Transportes, Maurício Quintella, além do presidente do Senado, Renan Calheiros, e os deputados Beto Mansur (PRB-SP), Fábio Ramalho (PMDB-MG) e Pauderney Avelino (AM), líder do DEM na Câmara.

Fonte: Com informações de Veja

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS