Connect with us

Sem categoria

Zé Santana homenageia representantes da Aprosoja e produtores de grãos do Piauí com título de cidadania

Publicado

em

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, seccional Piauí (Aprosoja-PI), Alzir Neto, juntamente com o diretor-executivo da associação, Rafael Maschio, e o produtor de grãos, Paulo Dalto, foram homenageados nesta terça-feira (21), com título de cidadania piauiense, em sessão solene ocorrida na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).

As honrarias, aprovadas, foram propostas pelo deputado estadual licenciado, Zé Santana, e também pelo deputado estadual Henrique Pires, ambos do MDB.

Zé Santana durante pronunciamento na Alepi destacou que o dia é dedicado a parabenizar pelo arrojo, trabalho, produção, desenvolvimento e a esperança.

Fotos – Ascom

“Hoje é dia de parabenizar através dos homenageados com o título de cidadania, o sucesso do agronegócio praticado em solo piauiense. Este sucesso embora tenha como cenário o Piauí, traz um DNA com a força de brasileiros de vários estados que aqui acreditaram e plantaram seus sonhos. Alzir Neto e Paulo Dalto são exemplos destes homens destemidos que trocaram suas origens por novos horizontes, onde pudessem transformar em resultados positivos seus investimentos e ideais de progresso e geração de divisas”, disse.

O deputado licenciado e atual secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, citou as várias cidades do estado que são produtoras e enaltecem o Piauí no Agronegócio.

“Seja em Sebastião Leal ou em Baixa Grande do Ribeira, seja em Bom Jesus ou Regeneração, seja em Piracuruca ou nos tabuleiros litorâneos, o Piauí hoje é um exemplo de um Agronegócio com sustentabilidade e alta produtividade, e com melhores possibilidades de aumentar ainda mais esta performance em pouquíssimo tempo, pois os números de novos negócios sendo prospectados ou já em fase de execução demonstram que em breve vamos galgar novos patamares na produção de alimentos, superando os índice alcançados por aqueles que anteriormente eram referência na produção de grãos e proteína animal, fato posto porque não tenho medo de afirmar que seremos uma potência nacional no tocante ao futuro do agronegócio”, acrescentou.

Fotos Ascom

Santana parabenizou os homenageados. “Parabéns Alzir Neto. Parabéns Paulo Dalto, que todos aqueles que em algum momento e de variadas formas contribuíram para que hoje tenhamos prosperidade a partir do agronegócio, à toda a sua cadeia produtiva, aos que trocaram o “tchê” pelo “vixe”, aos que colhem progresso onde plantaram esperança, sintam-se parte desta justa homenagem, e viva o Piauí e sua gente amiga de verdade de todas as partes do Brasil e do Mundo, pois o Piauí é o nosso mundo”, completou Zé Santana.

Henrique Pires, deputado que também propôs a honraria afirmou que fica feliz em a Alepi realizar a solenidade para que eles possam se sentir ainda mais em casa. “Agradeço a vocês por terem escolhido o Piauí para poder morar, criar os seus filhos, gerar riqueza com suor, luta e obstinação”, disse.

À esq.: Deputado Henrique Pires / À dir.: Presidente da Alepi Themístocles Filho Fotos Ascom

Alzir Neto defendeu que o trabalho pelo agronegócio tem feito do Piauí um Estado mais socialmente desenvolvido.

“Os municípios que têm o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que melhor crescem, são os municípios do agronegócio, os que mais geram emprego e renda”, contou. O presidente da Aprosoja-PI argumentou que eles também atuam na defesa do meio-ambiente, pois “falar em defesa do meio-ambiente é fácil, mas proteger de fato, colocando mais de 30% de reserva legal e área de proteção permanente dentro das propriedades particulares, é proteção do meio-ambiente”.

Paulo Dalto, vindo da agricultura familiar no Paraná, passando por Goiás, e se enraizando no Piauí, foi um dos pioneiros na agricultura mecanizada no cerrado desse Estado. Segundo ele, o plantio em solo piauiense requer mais cuidados. “Por isso, hoje, começamos a usar uma parte mais de orgânico, temos fábrica de produtos para que amenize mais a aplicação de produtos que fazem mal. O Piauí já tem isso na maioria das fazendas”, afirmou.

Publicidade


Rafael Maschio usou seu tempo na tribuna para agradecer o suporte que os produtores têm recebido. “Agradecer à Assembleia, quando a gente busca trazer as demandas, os anseios do setor agropecuário. A todos os deputados que têm se mostrado parceiros”, disse. Conforme o homenageado, a produção de grãos no Piauí aumentou 20% em um ano. “Isso é fruto de investimento dos produtores, do trabalho das entidades que defendem o setor, dos parlamentares, dos governos estadual e federal”, finalizou.

Alzir Neto

Natural da Paraíba, Alzir Neto está em seu segundo mandato como presidente da Associação e é um dos maiores defensores do crescimento econômico da região do cerrado piauiense e do Piauí, através do Agronegócio. Alzir, que convive com o desenvolvimento do agro negócio no Piauí desde criança, já foi homenageado em Baixa Grande do Ribeiro pela Câmara Municipal com título de cidadão honorário do município. 

Rafael Maschio

Rafael Maschio é natural da cidade de Tapejara, Rio Grande do Sul e reside no Piauí desde os 13 anos, na cidade de Bom Jesus onde a família se destacou pela forte contribuição para o setor. Rafael é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Pesquisador das potencialidades do cerrado piauiense e do desenvolvimento do Agro na região ocupa hoje a direção executiva da Aprosoja Piauí.

Publicidade

Paulo Dalto

Paulo Dalto é paranaense e é um dos precursores do plantio de soja no Piauí, mais precisamente na região de Sebastião Leal há mais de 20 anos. Construiu sua fazenda do zero, abrindo o cerrado, morou em barracões com a esposa e os quatro filhos. Hoje a Fazenda Chapadão do Céu é uma das mais promissoras da região e tem expertise do plantio no cerrado piauiense sendo repassada para outras gerações de produtores. 

*Da redação Cidades na Net com informações da Ascom, Alepi e Meio Norte*

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS