Connect with us

DESTAQUES

ALAGOINHA 33 ANOS | Prefeito inaugura Estádio e final do Campeonato é marcada pela vitória do São José

Publicado

em

A cidade de Alagoinha do Piauí, vive os seus 33 anos de emancipação política – administrativa. Para comemorar a mais importante data do calendário oficial do município, o Governo Municipal preparou uma vasta programação que teve início no último domingo, dia 07 e seguiu até esta terça – feira, dia 09.

Nesta segunda – feira, dia 08 de abril, segundo dia da ampla programação comemorativa houve manhã literária e em seguida, o prefeito Jorismar José da Rocha, acompanhado da primeira – dama, Anatália Rocha, do diretor de Esportes, Bismarkis Sá, e de uma comitiva de autoridades do município, entregaram à população o Estádio Municipal “Cícero Alves de Brito’.

O local propício para a prática esportiva foi construído através de convênio firmado entre a Prefeitura de Alagoinha e o Ministério dos Esportes, no valor de 500 mil reais, e representa uma importante iniciativa da gestão em apoio ao futebol, modalidade muito praticada no município.

No local, foram feitas terraplanagem, construção do muro, poço tubular cisterna, sistema de irrigação e gramado, construídos num terreno de 100m x 70m.

Na solenidade, o vereador e representante da família Brito, Luís Alves, o Luisão, lembrou da época em que Cícero jogava  e era considerado como um dos melhores jogadores do futebol alagoinhense. A nomeação do estádio carrega o nome de um dos grandes nomes do futebol municipal. Luisão agradeceu ao prefeito e todos os mentores pela homenagem, com o nome de um amante do futebol.

“Eu sempre dizia que quando tivesse um estádio tinha que ser homenageado com o nome de um amante do futebol. Fiz a solicitação ao prefeito e aos demais do grupo político quando fomos contemplados com o estádio. Tem meu agradecimento a todos os meus amigos e colegas. O Estádio “Cicero Alves de Brito” é uma homenagem ao meu irmão Cícero Alves de Brito. Foi um dos melhores jogadores que já existiu no futebol de Alagoinha do Piauí. Amante desse esporte e jogador na posição meio campista, representando sua cidade natal em todos os campeonatos da macrorregião, pelo time que atuava, se destacando nos anos de 1978 a 1987”, lembrou.

Cícero era natural de Alagoinha do Piauí, filho do casal João Leonino de Brito e Maria Madalena de Sá Brito, nascido em 25 de setembro de 1964. O mesmo faleceu em 17 de abril de 1989, aos 24 anos, vítima de acidente de trânsito na cidade de Umbaúva, no estado de Sergipe, onde trabalhava como crediarista para auferir o seu sustento. Era solteiro, e não deixou nenhum filho. Tendo como irmãos: Rivaldo, Ossian, Valter, Leobino, Valmira, Macena e Luis Alves (Luisão).

Publicidade

Na ocasião, o vice-prefeito, Cícero Alberto, também fez menção ao público presente desejando bom jogo ao times finalistas.

“É um prazer muito grande inaugurar essa obra e desejo boa sorte as equipes. Que vença o melhor de forma honesta” recomendou.

O prefeito Jorismar Rocha, em discurso breve no momento da solenidade de inauguração, desejou a todos um bom uso  da mais nova obra destinada para a juventude e para os público amante do esporte que é o futebol.

“Estamos entregando uma obra para que a juventude de Alagoinha possa fazer um bom uso. Cuidem bem porque quem vai usufruir são vocês jogadores e o público que vai prestigiar os campeonatos e torneios do nosso município”, discursou.

O jogo:

Publicidade

Com trio de arbitragem formado por Herbert (Juíz central), Maciel e Estalone-bandeiras auxiliares, o ponta pé inicial foi dado pelo prefeito Jorismar e o vice, Cícero Alberto, às 15h30. Logo após, São José e Serra Velha iniciaram a partida para a disputa do título de campeão alagoinhense 2019.

Os times com jogo lá e cá, foi marcado por várias oportunidades desperdiçadas para loucura da torcida. Ainda na etapa inicial em cobrança de falta o São José abriu o placar com gol de Valdenis.

O Serra Velha buscava o empate a qualquer custo e aos 32 minutos do primeiro tempo, após rebatida do goleiro para o meio da área, a bola sobrou para Martinho que deixou tudo igual. Serra Velha 1 x 1 São José.

As duas equipes jogaram acirradamente na busca do marcador.

No intervalo, Renato Sá, técnico do São José, falou à nossa equipe de reportagem. O mesmo destacou que o time estava bem em campo, com emocional equilibrado e só faltava mesmo acertar as finalizações.

“Nós tivemos a sorte de abrir o placar com a falha do goleiro Tomé. Eles do Serra, conseguiram empatar. Falta um simples reajuste para encontrar o gol. Nossa equipe tá tranquila e equilibrada. Firme e forte”, disse o técnico do São José.

Zacarias Brito, técnico do Serra Velha, ao final do primeiro tempo destacou que faltou algumas finalizações para ampliar o placar.

“É um jogo duro e decidido. Dois times guerreiros e com certeza se chegou até aqui é porque tem força e garra. Chegar numa final é ser guerreiro”

Publicidade

Na volta para a segunda etapa, as duas equipes criaram oportunidades de gols. O jogo na etapa final, foi marcado por belas defesas de ambos os lados, dribles, jogadas com bastante categoria, fintas e bolas na trave.

A partida terminou com empate em 1 a 1. Com resultado a decisão foi para as cobranças de pênaltis.

-Os pênaltis:

Para a equipe do São José, Bruno, Renato e Valdenis converteram as cobranças com sucesso. Edicarlos e Murilo desperdiçaram.

Para o Serra Velha os jogadores Correia e Silas marcaram. Bruninho, Pepê e Silva perderam os pênaltis.

O São José venceu nas cobranças por 3 a 2 e sagrou-se campeão alagoinhense de futebol 2019.

As premiações foram entregues para William do São José, premiado pelo vereador Verilson como jogador revelação. O vereador Luisão entregou o prêmio ao jogador Renatinho do São José que foi sagrado como melhor jogador. Bruninho do Serra Velha ficou com a artilharia do campeonato. O goleiro Tomé do São José foi considerado como melhor goleiro.

Publicidade

A equipe campeã, o São José, recebeu o prêmio de R$ 2.500,00. O vice-campeão, Serra Velha ficou com o prêmio de R$ 1.000,00

Zé Neto da comissão técnica do Serra Velha ressaltou sobre a importância do estádio para o esporte alagoinhense.

“Há muito tempo que vínhamos precisando e graças a Deus hoje teve a grande inauguração feita pelo prefeito Jorismar. Toda a equipes do município de Alagoinha estão de parabéns e estamos felizes e gratos. O estádio é muito bom e importante para fortalecer o esporte. Está tudo perfeito”, afirmou.

O arqueiro Tomé do São José, considerado como melhor goleiro, falou sobre a emoção do título e do jogo, após sofrer gol.

“Tive muita alegria e tristeza. Tristeza porque houve a falha no gol de empate que sofremos quando rebati a bola para o meio da área. A alegria é porque pude pegar um pênalti e ajudar a equipe a sair daqui campeã”, falou o goleiro.

Publicidade

O diretor do Departamento de Esportes, Bismark Sá, parabenizou as equipes pela disputa onde os dois times chegaram na final do campeonato com muita garra e determinação.

“Quero parabenizar as duas equipes pela disputa. Foram times guerreiros e merecedores de estarem na final. Quero agradecer aqui a todos os que me ajudaram nessa empreitada. Estou fazendo meu trabalho” parabenizou acrescentando possibilidades da próxima edição, para o 21º campeonato e também o intermunicipal.

-Presenças:

Estavam presentes: o prefeito Jorismar Rocha, acompanhado da primeira – dama e secretária de Educação, Anatália Rocha, o vice-prefeito Cícero Alberto e esposa Jhayne. Os vereadores: Adilson Nunes (Presidente da Câmara), Neto Leandro, Verilson, Solinauba. Os secretários Amelinha Sá (Saúde), Lurdinha (Assistência Social), Flávio Rocha (Administração), Rossiny Carvalho (Agricultura), Alan Brito (Chefe de Gabinete), Alberto Sá (Obras); Rosa Maria (Diretora da Unidade Mista de Saúde Salomão Caetano); Aquiles Neto (Chefe do Departamento de Cultura); Bismarks Sá (Departamento de Esportes); Zé Agnaldo (Coordenador Geral da Administração).

-Veja mais fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS