Connect with us

DESTAQUES

I Seminário de Políticas Públicas reúne artistas e debate a aquisição de recursos para a cultura de Pio IX

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX, na gestão do prefeito Silas Noronha, através do Departamento de Arte e Cultura, promoveu nesta sexta-feira, 07 de julho, o I Semiário de Politicas Públicas.

O evento que contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado com o objetivo de debater a importância da criação de órgãos competentes para angariar recursos para a cultura municipal e de como os artistas podem ser privilegiados ao se adequarem aos critérios das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

Conduzido pela professora e ativista cultural, Luciene Amorim, o Seminário foi abrilhantado pelas participações do cantor Ediones Salviano que interpretou vários sucessos da Música Popular Brasileira, além da apresentação cultural do poeta, violeiro e repentista Laurindo Carvalho com as crianças da Escola Municipal Professor Balduino Barbosa de Deus, bem como os artistas Tonho de Corrinha, Kenedy Arrais e Daizinho.

Cantor Ediones Salviano
Repentista Laurindo Carvalho
Crianças da Escola Municipal Professor Balduino Barbosa de Deus
Tonho de Corrinha, Kenedy Arrais e Daizinho

Luciene enfatizou que a cultura e também outros setores tiveram tempos recentemente reprimidos, pelos últimos gestores federais.

Professora Luciene Amorim

“Estivemos em um passado não tão distante que não era fértil para nossa cultura. Presenciamos momentos que a cultura e outros setores foram sufocados, reprimidos. Temos agora no presente momento uma infinidade de editais, publicações, incentivos e fomento da arte e da cultura”, destacou.

O I Seminário de Políticas Públicas de Pio IX foi marcado por palestras com o professor Francisco Ladeira, da Fundação Dr. Roosevelt Bastos, juntamente com a professora Vanda Santos, que é vice-presidente da fundação.

Francisco Ladeira trabalhou com o público a respeito da estrutura do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

“O Ministério da Cultura está orientando os municípios a criar seu sistema de cultura que é a secretaria, o conselho, fundo, e fazer com que se discutam as políticas públicas voltadas para a cultura. Cada município nesse primeiro semestre está recebendo um recurso conforme a quantidade de habitantes […] com os fazedores de cultura aqui temos essa troca de experiência que o Brasil está vivenciando e preparar Pio IX para receber esses recursos”, enfatizou.

No Piauí, cerca de R$ 75 milhões de reais estão tramitando para a distribuição entre municípios.

Publicidade

Ladeira orientou que os municípios devem efetuar o cadastro dos fazedores de cultura e diagnosticar pontuando a quantidade por segmento “para daqui, criar um plano de trabalho já que o atual governo brasileiro está orientando os municípios a criar a política pública de cultura”.

Vanda Santos ressaltou em entrevista que a Lei Paulo Gustavo informa como utilizar o recurso na formação dos fazedores de cultura, que retomaram as atividades depois da pandemia da Covi-19.

“Eles ficaram fora do mercado por dois anos e a lei vem para inserir novamente na sociedade oferecendo curso de capacitação dentro da formação deles, oportunidades de ações audiovisual onde vão apresentar seu potencial cultural dentro do município e também fazer com que esse potencial chegue ao outras cidades e eles sejam inseridos no mercado”, disse durante entrevista.

Ao longo do seminário foi exibido um vídeodocumentário produzido pela Dugrazy Filmes que mostra parte das riquezas culturais do município.

Na ocasião fizeram uso da palavra representantes da cultura piononense. A legisladora Eliane Bezerra que também é educadora destacou que o momento é histórico para a cidade e para os artistas. Ela enfatizou a sensibilidade da professora Luciene em buscar visibilidade cultural.

“É necessária a organização dos municípios para a captação de recursos. O que estamos fazendo aqui é um gesto de valorização”, disse citando a primeira edição do Encanta Pio IX que foi realizado com apoio da professora Eristânia Gonçalves.

“Os municípios e o estado precisam reconhecer e criar condições reais para que os artistas vivam. Já conseguimos alcançar e nos regulizar para angariar recursos. O município está se organizando”. pontuou Eliane.

Publicidade

Secretaria Municipal de Cultura

Durante o semínário foi colocado em pauta, e, pela aclamação do público presente foi aprovada a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o engajamento da professora Luciene à frente da pasta, objetivando habilitar Pio IX à captação de recursos e valorização dos artistas.

O professor e produtor audiovosual, Grasiane Sá, salientou a importância da preservação e do fomento cultural.

“Faço buscar cumprir esse papel e tentar através do audiovisual guardar e fazer com que outras gerações tenham acesso. É importante utilizar o talento que vocês têm para fazer arte, mas também para ensinar para as próximas gerações o que é bom”, frisou.

Fabiana Dias é assessora técnica de políticas públicas. Ela explicou como Pio IX foi inserido no programa Turismo Criativo do Governo do Estado, além de Amarante, Palmerais, Piracuruca e Picos. Os municípios citados formam as cinco cidades-polo para a rota turística do Mapa do Turismo. Pio IX foi escolhido através da articulação da professora Eliane e do levantamento de imagens das riquezas existentes com apoio do deputado estadual, Pablo Santos, que é o atual secretário de Estado do Turismo.

“Será feito o levantamento, cadastramento e estaremos visitando os pontos turísticos, catalogando, criando mapa, portifólio. Agências estarão visitando para que os turistas tenham experiência de viverem todo o potencial que Pio IX tem”, explicou Fabiana.

Estiveram presentes e comporam a mesa de honra: a secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles; a professora e legisladora, Eliane Bezerra; a assessora e ativista cultural, Fabiana Dias; a coordenadora de Esportes da SEMEC, Aline Pinheiro; o fazedor de cultura e professor, Grasiane Sá; o músico e professor, Ricardo Reis; além dos palestrantes Francisco das Chagas Alves Silva Ladeira e Vanda Reis Santos; e o procurador jurídico, advogado Juarez Alencar.

Publicidade

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS