Connect with us

DESTAQUES

II Mandiofest é aberta com ato cívico e sessão solene pelos 67 anos de fundação de Marcolândia; fotos

Publicado

em

A II Mandiofest em Marcolândia foi aberta oficialmente na tarde desta quinta-feira, 17, às 17h, com um ato cívico e uma sessão solene que celebrou os 67 anos de fundação de Marcolândia, ocorrida em 18 de agosto de 1956.

Em um ato de celebração pela fundação da terra da farinha e dos ventos, o prefeito Dr. Corinto Matos, o vice – prefeito Valmir de Juracy, os deputados estaduais Dr. Thales Coelho e Georgiano Neto, os vereadores Chaguinha, Erinaldo, Isadora Coutinho, Marquim de Chico Coelho, Lanja Nobre, Dunga, Simone Viana, Erivan de Aprígio e Clenilton Costa, os prefeitos Eudes (de Fronteiras) e Zé Wlisses (de Simões), secretários e a população em geral estiveram presentes para o primeiro ato de abertura, que foi a solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente a sede do Poder Legislativo.

A bandeira de Marcolândia foi erguida pelo prefeito Dr. Corinto Matos, Ao topo do mastro o presidente da Câmara, vereador Chaguinha Ramos conduziu a bandeira do Piauí e o o vice – prefeito Valmir de Juracy hasteou a bandeira do Brasil.

Logo em seguida ao ato cívico, foi realizada a sessão na Câmara de Vereadores, que concedeu títulos de cidadania e celebrou os 67 anos de fundação de Marcolândia.

As festividades prosseguem até o próximo sábado (19) promovidas Prefeitura Municipal na gestão “Amor e respeito pelo povo”, através de todas as secretarias.

Entre os principais objetivos estão, valorizar a cultura popular nordestina, vivenciar a história do município, relembrando aqueles que fizeram e fazem o progresso acontecer, bem como homenagear seus ilustres filhos, destacar a importância da mandiocultura – manejo e produtos derivados da mandioca – que é a principal fonte de renda da cidade, além de impulsionar a economia, movimentar o comércio e proporcionar entretenimento e lazer à população.

67 anos de fundação

Publicidade

Na sessão, o primeiro ato, foi uma homenagem aqueles que fundaram o município. Fatos históricos foram relembrados:

Corinto Machado Matos, ainda nos meados dos anos 50, fundou a Cancela de fiscalização (para cobrança de impostos sobre circulação de mercadorias) em cima da serra do Araripe divisa dos estados do PI/PE, e veio a ficar conhecida por Posto da Serra.

Em 18 de agosto de 1956 deu-se a mudança do posto fiscal da Canabrava (hoje Francisco Macedo – PI), para as planuras do alto da serra divisa PI/PE, para melhor arrecadação fiscal.

O Posto da Serra diferia-se de outros povoados e cidades vizinhas, localizada estrategicamente a Cancela era passagem obrigatória no entroncamento das estradas da região fronteiriças dos estados de PE/PI e das cidades de Araripina – PE que era ao leste, povoado de Cana Brava (hoje Francisco Macedo – PI) estrada que se seguia até Picos – PI e a capital do Estado Teresina – PI, fazendo divisa com Estado do Maranhão ao oeste, para outro lado tinha Simões – PI ao sul, e ao norte Caldeirão Grande do Piauí e de Fronteiras – PI.

Esse entroncamento estratégico visto por Corinto Matos nas suas peregrinações nas cobranças de imposto, logo foi crescendo rapidamente e economicamente em vista as outras cidades próximas sua no Piauí. O Seu progresso logo a fez passar de Cancela (posto fiscal) e se torna povoado com mais de 3.000 mil habitantes, e pertencer a Padre Marcos – PI outra cidade próxima. Em 29 de abril de 1992 o povoado passa a ser cidade e é chamado de Marcolândia.

Outro momento destacado foi o 1º prefeito e 1º vice – prefeito e vereadores eleitos para comandar o município. Lafaiete e Amaro Amadeu, ambos em memória, foram lembrados e representados pelas suas esposas Virginia e Luizete, filhos, netos e demais familiares.

Vereadores que legislaram quando Marcolândia ainda pertencia a Padre Marcos e também ex – vereadores de legislaturas que se deram após a emancipação foram saudosamente aplaudidos e anunciados durante a sessão.

Em uma poesia em homenagem a fundação ao município, o ex – vereador e atual secretário de Assistência Social, Birica trouxe uma poesia. “As margens da velha estrada surgia Marcolândia. O vilarejo crescia. O marco da serra que dividia o Piauí e o Pernambuco. A cancela dívidia os estados. Corinto um dos fundadores criou o conhecido Posto da Serra. De Posto, passou a Vila que pertencia a cidade de Padre Marcos e hoje é a nossa bela e prospera Marcolândia”, disse emocionado.

Entrega de Títulos de Cidadania

Outro ponto alto da sessão, foi a entrega da maior honraria concedida no município. 16 pessoas foram agraciadas com Títulos de Cidadania Marcolandense e Honra. A honraria atribuída pela Câmara de Vereadores reconhece a importância pessoal para com o desenvolvimento local.

Publicidade

Na solenidade, os homenageados receberam os diplomas e tiveram suas biografias lidas pelos vereadores proponentes e todos discursaram em ato de agradecimento.

O deputado Estadual Dr. Thales Coelho, foi um dos homenageados como cidadão marcolandense. Ele expressa sua gratidão.

“O sentimento é de muita alegria. Fui homenageado com o título de cidadão marcolandense. Quero agradecer ao prefeito Corinto e a todos os vereadores que aprovaram meu nome. A gente fica feliz em um momento como esse e temos gratidão por ser reconhecido pelo nosso trabalho. Isso só aumenta nosso compromisso e responsabilidade com a cidade. Hoje também está sendo comemorado os 67 anos de fundação do município. E a Prefeitura está reconhecendo a cultura de Marcolândia, através da mandiofest”, frisou.

Ele ainda reafirmou o compromisso em destinar recursos para o município. “É o nosso primeiro mandato, nos próximos anos vamos ter emendas parlamentares, onde a gente pode destinar essas emendas para Marcolândia como obras estruturantes, calçamentos, investimentos na área da saúde e poços tubulares que realmente precisa, devido ter uma deficiência de água. Então, vamos destinar recursos para que isso aconteça”, afirmou o deputado.

O deputado estadual Georgiano Neto, foi outro agraciado com o título de cidadão de Marcolândia. “Meu sentimento é de gratidão ao povo de Marcolândia, por sempre acreditar no nosso trabalho. Gratidão ao prefeito Corinto, ao vice-prefeito Valmir de Juracy, aos vereadores na pessoa da vereadora Simone que apresentou o título de cidadania para mim. É uma data importante, onde comemora 67 anos de fundação do município, um lugar que tem história de muito trabalho e tem muito potencial econômico, em especial, voltado para a mandiocultura e também as energias renováveis”, disse.

O deputado ainda destacou os investimentos enviados pelo seu mandato para Marcolândia. “O nosso mandato atua em várias áreas, na saúde, educação, no apoio da agricultura familiar, fortalecendo a estrutura do município com pavimentação poliédrica e enviamos recursos para atividades culturais. Então, o que nós queremos é seguir trabalhando muito em favor de Marcolândia e do Piauí”, concluiu.

Discursos

O prefeito Corinto Matos em seu discurso enalteceu as festividades e destacou a importância dos protagonistas para a fundação e evolução de Marcolândia.

“É uma grande satisfação homenagear Marcolândia, seu povo e sua história. Nosso município é um dos que mais cresce na região, um lugar de um povo acolhedor. É uma noite de festa e eu agradeço a cada um de vocês. Nós colocamos a mandiofest dentro dessa data, porque a mandiocultura é o nosso carro chefe, representados pelos seus trabalhadores, onde vem gente de todo país para comprar, vender, produzir e trazer o crescimento para nossa cidade e nós temos que dá as mãos para continuar fortalecendo essa cultura. Esse momento está sendo histórico, onde estamos relatando para os visitantes e todos estão vendo como essa história é bonita, mostrando a luta das pessoas desse lugar”, afirmou.

O vice – prefeito Valmir de Juracy destacou sobre a sessão.

“Esta sendo um momento de muita alegria estarmos nessa sessão. Estamos homenageando pessoas que já fizeram parte da legislação de Marcolândia e eu quero agradecer a todos que estão aqui presentes e as pessoas que tem contribuído para o crescimento do nosso município e aos nossos deputados que tem ajudado no desenvolvimento da nossa cidade. Além da comemoração da fundação do município estamos realizando a mandiofest, onde foi criado o Projeto de Lei para que ela seja realizada, e pelo segundo ano consecutivo estamos vendo essa festa acontecer, essa comemoração faz parte da nossa cultura e o nosso desejo é que ela seja comemorada todos os anos”, disse

O presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Ramos, que conduziu a sessão também discursou e na oportunidade relatou sobre o sentimento de gratidão e enfatizou sobre as homenagens.

“Meu sentimento é de gratidão a Deus. Nós tivemos aqui um momento de homenagens a ex gestores, vereadores que participaram quando Marcolândia pertencia a Padre Marcos. Então, é um resgate de uma história que precisa ser relembrada. Gratidão pelas lideranças estaduais que estão aqui e aos cidadãos marcolandenses. Esse momento retrata o desenvolvimento de nossa cidade, porque vemos a parceria dos gestores e as lideranças de mãos dadas em prol de Marcolândia”, pontuou o presidente.

Veja mais fotos;

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS