Connect with us

DESTAQUES

PIO IX | Pesquisa via app revela opinião pública de 973 pessoas sobre pandemia do COVID-19

Publicado

em

Uma pesquisa realizada nesta segunda-feira (20), revela como a população de Pio IX, cidade localizada há 420 km de Teresina, está se comportando diante à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Através do aplicativo Whatsapp a pesquisa consultou públicos de diferentes faixas etárias. A população entrevistada compreende entre 16 e acima de 65 anos de idade.

Ao todo, 973 pessoas opinaram sobre o período da pandemia do COVID-19.

O método utilizou entrevista tratando assuntos como: distanciamento social, retomada das atividades econômicas, mudança no Ministério da Saúde, realização de eleições municipais, avaliação dos governos – federal, estadual e municipal, isolamento social, índice de violência doméstica, veracidade das informações sobre pandemia, taxa de desemprego, auxílio emergencial, medidas de higiene e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) entre outros.

A maioria do público entrevistado é do sexo feminino e corresponde a 54,68%. Os homens somam 44,96%.

Publicidade

Do total de opiniões, 65,11% reside na sede do município (zona urbana). A população residente na zona rural é de 34,5%.

Faixa etária

Piononenses com diferentes idades foram consultados. 17,27% dos entrevistados têm idade entre 16 e 24 anos. Com idade entre 25 e 34 anos somam-se 33,45%. Entre 35 e 44 anos, 26,62% deram opiniões. A população com idade entre 45 e 54 anos é de 14,75%.

A pesquisa foi realizada também com público de idade entre 55 e 64 anos que totalizam 6,47%. O idosos que são considerados como público pertencente ao quadro de risco, através do aplicativo, responderam as perguntas. Aproximadamente 1,08% tem idade de 65 anos ou mais.

Distanciamento social

Publicidade

Em relação ao Distanciamento Social como medida de prevenção ao novo coronavírus, os que opinaram favorável, concordando, somam 91,73%. Já os que acham que a medida é inadequada e são contra, o número correspondente é de 3,24%. Os outros 4,68% não souberam avaliar.

Retomada das atividades econômicas

Quando indagados se defendiam a retomada das atividades econômicas com a justificativa de preservação de empregos, 25,90% aponta que sim e consideram necessário. Os que não concordam, totalizam 57,55%. Apenas 16,19% não externaram seu ponto de vista por não saber avaliar a questão.

Isolamento social

Desde o início da pandemia foram expedidos decretos que determinam isolamento social como forma segura de não causar colapso na saúde. Sobre a medida, 86,69% das pessoas consultadas consideram correta, ou seja, esse percentual é a favor e dizem sim ao isolamento. Os que não concordam equivale a 9,35 % e, 3,60% não souberam avaliar.

Publicidade

Mudanças no MS

O levantamento realizado em Pio IX, também abordou sobre a recente mudança no Ministério da Saúde. Em questão, 20,14% consideram a medida boa. A avaliação negativa ou ruim atingiu a margem de 59,35%. Os outros 20,14% não souberam avaliar sobre a transição no órgão de controle da saúde no país.

Governo Federal, Estadual e Municipal

A pesquisa de opinião pública avaliou também desempenhos do governo federal, estadual e municipal.

Desde o início do surto pandêmico do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro tem se posicionado de diversas formas. A pesquisa também consultou o nível de aprovação no desempenho do chefe do Poder Executivo do país, durante o período de crise.

Publicidade

Na atuação de Bolsonaro em relação ao surto do COVDI-19, apenas 7,19% consideram ótimo. Os que avaliaram como bom, o desempenho do presidente, são 19,42% das opiniões. A margem de entrevistados que avaliam a gestão de forma negativa ou péssima atinge 73,02%.

A nível estadual, o governador do Piauí, Wellington Dias, foi avaliado em relação ao surto de coronavírus. Para 15,47% W. Dias tem ótimo desempenho. Os que avaliam como bom, somam 51,08% e, 33,09% consideram péssimo.

A nível de município, a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, teve seu desempenho avaliado pelos entrevistados com relação as medidas de prevenção contra o surto da doença.

Diante desse cenário, 64,39% indicam que considera um ótimo desempenho. A parcela da população que aponta que Regina Coeli tem bom desempenho é de 29,86%. Apenas 5,40% consideram péssimo.

Emergência Sanitária

Publicidade

Para 14,75% dos que opinaram, a condução da emergência sanitária pelo Ministério da Saúde com a troca do ministro irá melhorar. O índice que acredita que deverá piorar futuramente totaliza 58,99%. Outros 25,90% acreditam que permanecerá do jeito que está.

Afetados

Os mais afetados com a pandemia, na opinião dos entrevistados são as mulheres com índice de 42,81%. Os homens estão com números próximos e calcula-se 40,65%. O número de crianças afetadas chega a 16,19%.

Violência doméstica

Desde o surto do coronavírus com as medidas de isolamento, há especulações sobre o aumento no índice de violência doméstica. Para 32,37% esse indicador social aumentou muito. Em decorrência ao surto, 29,14% consideram que teve pouco aumento. A maioria, 38,49% consideram que não houve aumento.

Publicidade

Situação econômica de empresas

Sobre a situação econômica das empresas, a maioria dos entrevistados que somam 55,40% acham que vão fechar. A parcela que opinou para o não fechamento registra 29,14% e, 15,11% acreditam que os empreendimentos irão continuar como estavam.

Finanças pessoais

O número de pessoas que acham que após o período de pandemia terá situação financeira (pessoal) melhor é 20,14%. A maioria dos entrevistados, 61,51% consideram que a situação será ainda pior pós-pandemia. Para os que acreditam que passando o surto estará mais agravante – muito pior – e não sabem o que fazer diante da crise, o índice é de 17,99%.

Taxa de desemprego

Publicidade

Em todo país e em Pio IX, a crise na saúde pública tem afetado direto e indiretamente os mais diversos segmentos do empreendedorismo público, misto e privado.

Atualmente, mesmo com o distanciamento, isolamento social e fechamento de estabelecimentos comerciais, a taxa de desemprego ainda é inferior ao índice da população que está empregada.

O número de pessoas que estão empregadas é de 41,37%.

Com a crise econômica desencadeada pela crise da saúde, o governo estabeleceu o auxílio emergencial ‘coronavoucher’ para microempreendedores individuais, autônomos que contribuem para o INSS e também beneficiários do Bolsa Família e somam até agora 16,19%.

A taxa de desemprego registra 28,42%. De férias soma-se 1,80 %.

Publicidade

Destes, 7,55% são empregadores e outros 4,68% estão aposentados.

Abastecimento

As medidas de prevenção estão relacionadas também com os estoques de mantimentos (alimentos, produtos de higiene e utensílios) e determinadas condições em supermercados e estabelecimentos comerciais que podem permanecer em funcionamento caracterizando-se como serviços essenciais.

Sobre o assunto relacionado a abastecimento/desabastecimento, 73,38% comprou tudo que teve condições até agora. Outros 14,39% já encontram dificuldades e não estão encontrando os produtos que antes compravam.

Como precaução, 11,87 estocou produtos com medo de faltar.

Publicidade

Fake news (notícias falsas)

Muitos consideram que as falsas notícias as fake news são inimigas do combate ao novo coronavírus e que estas divulgam aumento no número de casos confirmados, suspeitos, descartados e óbitos.

Para 88,85% da população, existe muita informação falsa circulando sobre a pandemia do coronavírus. Somente 2,52% acreditam que não há informações falsas e, 8,27 não souberam avaliar.

Combate ao Covid-19

O combate ao coronavírus de acordo com 94,60% da população, considera que a responsabilidade e obrigação são de todos – sociedade, cientistas e governos.

Publicidade

Outra parcela dos que foram ouvidos na pesquisa, acredita que a responsabilidade é apenas dos governos, ou seja, 1,44%. Os que não souberam avaliar de quem é a responsabilidade, o índice é de 3,60%.

Fonte de informações sobre a pandemia

Diversos meios estão disseminando informações sobre a pandemia do coronavírus.

Até agora 42,09% procuram informações veiculadas na televisão. Apenas 1,80% no rádio.

Na redes sociais como WhatsApp, Facebook e Blogs estão a maioria, 48,20%.

Publicidade

O público leitor que se informa com jornais impressos é de 1,08%. Do total de entrevistados nesse quesito, 6,47% não têm interesse.

Informações confiáveis e não confiáveis

Os telespectadores que confiam nas informações veiculadas na TV sobre a pandemia do Covid-19 equivale a 50,72%. A parcela que desconfia é de 48,92%.

As informações sobre a pandemia, recebidas através das redes sociais WhatsApp, Facebook e Blogs, apenas 14,03% acreditam ser confiáveis. Os demais, 85,61% desconfiam.

Além da televisão e internet, o rádio é importante meio de comunicação que veicula informações sobre a pandemia, onde 60,07% dos rádio espectadores confiam nas notícias sobre o coronavírus e outros 39,57% não acham seguras e desconfiam.

Publicidade

Medidas preventivas

Para combater o coronavírus há algumas medidas preventivas recomendadas pelos órgãos da saúde (lavar as mãos, evitar locais com pessoas, evitar fazer visitas, abraçar, beijar e, o uso de máscaras).

A pesquisa avaliou que 22,30% adotam medidas de higiene com a lavagem das mãos. Outros 42,81% têm evitado locais com pessoas. Sobre contato pessoal em fazer visitas, abraçar e beijar, 27,34% estão evitando esses atos como medida preventiva de contaminação.

No tocante ao uso de máscara, apenas 2,52% estão fazendo uso delas.

Mesmo com todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Governo do Piauí, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), Prefeitura de Pio IX por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ainda existe 4,68% das pessoas que não mudaram em nada o comportamento social diante da gravidade de disseminação e alto poder de contaminação do Novo Coronavírus.

Publicidade

Eleições Municipais

Muitos são os questionamentos sobre a possibilidade de realização ou adiamento das eleições municipais.

O número de pessoas que são favoráveis para as eleições acontecerem apenas em 2022 é de 35,61%.

Os entrevistados que têm opinião contrária e defendem que o calendário eleitoral deve ser mantido neste ano chegam a 27,34%.

Já, 36,69% concordam que só devem ser realizadas as eleições para prefeitos, vices-prefeitos e vereadores somente no tempo necessário.

Publicidade

Essa é a segunda pesquisa via aplicativo de Whatsapp realizada no município de Pio IX neste ano sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A primeira aconteceu no dia 27 de março.

Conteúdo Relacionado: – Em Pio IX, pesquisa via app revela opinião pública de 4.824 pessoas sobre atual situação do COVID-19


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS