Connect with us

DESTAQUES

Prefeitos escolhem hoje o novo presidente da APPM; Toninho de Caridade e Paulo César disputam vaga

Publicado

em

Os prefeitos do Piauí definem nesta sexta-feira (08), quem será o novo presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).  Na disputa, estão o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa, o Toninho de Caridade (PSD), na chapa 1, e Paulo César (PP), prefeito de Francinópolis, pela chapa 2.

A votação teve início às 9 horas, e já é grande a movimentação de prefeitos na APPM. Os dois candidatos que concorrem a vaga estão na sede da associação acompanhando o processo eleitoral, que segue até às 17 h.

O prefeito Paulo César disse que seu principal objetivo é tornar a APPM um entidade mais técnica e preparada para auxiliar os gestores. “A minha principal bandeira é tornar a APPM uma entidade mais técnica, para auxiliar bem os municípios nas suas demandas, e quando um prefeito chegar, encontrar uma APPM para orientá-lo. Porque quando um prefeito, principalmente aqueles que vem do extremo sul do Piauí, chega a APPM e vem com um problema, ele quer ter aquele problema resolvido ou pelo menos orientado para a resolução. Então é isso que pregamos, APPM qualificada, APPM técnica” disse.

Ele também disse que as expectativas são boas e que espera obter a vitória. “A expectativa é a melhor possível. Até ontem ainda estávamos conversando, ligando para os prefeitos, então a expectativa é muito boa e está se convertendo nas conversas que tivemos antes. No final, esperamos nada mais que a vitória”.

Já Toninho de Caridade defende a integração da entidade com os gestores e descentralização das ações. “Primeiro a gente quer reforçar a integração da APPM com os gestores, pois é fundamental que os prefeitos se sintam em casa, na casa que é deles. Segundo, temos situações pontuais para avançar no municipalismo, primeiramente descentralizando as ações da APPM, para que a gente possa, através das regionais, capacitar e qualificar os gestores e sua equipe para que durante o mandato eles possam ter firmeza das suas ações e atos administrativos, para que depois que passe seu mandato não tenham problemas na justiça. Esse é um ponto fundamental”.

Ele também destacou que o intuito é trabalhar para que a APPM possa fazer a captação de recursos, para oferecer apoio aos municípios. “Outro ponto é que a APPM tem que ter uma ação direta de reforço aos municípios. A gente está com nossa equipe técnica estudando com relação a um fundo de aval que a gente possa também fazer esse papel de buscar e captar recurso, para que quando houver caso de calamidade pública, a APPM possa intervir de alguma forma para ajudar os municípios. E também temos a questão da desburocratização dos órgãos federias. Precisamos trabalhar essa situação para que os prefeitos tenham agilidade no seu mandato”.

Publicidade

Toninho também disse que tem boas expectativas e que acredita que os gestores entenderam a mensagem passada por ele.  “A expectativa é positiva. Esperamos que os colegas prefeitos tenham compreendido nossa mensagem. Nosso entendimento é que queremos um municipalismo mais forte e acredito que essa mensagem foi absorvida bem pelos colegas prefeitos”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS